quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Faltando apenas 2 Km, linha Sul do Metrofor fica pronta até o fim do ano

07/11/2012 - Diário do Nordeste

Depois disso, equipamento continua gratuito e em fase de testes até o segundo semestre de 2013

Até o fim deste ano, deve ficar pronta a linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba (região metropolitana) ao Centro da Capital, segundo a última promessa feita pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Para que isso aconteça, resta apenas a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, localizadas na região central. Somadas, as duas correspondem a dois quilômetros de trecho. O órgão ainda não tem previsão de datas exatas para as inaugurações.

Atualmente, a linha tem funcionado somente até a estação São Benedito, inaugurada há duas semanas, no dia 24 de outubro (quarta-feira), e que custou R$ 44, 1 milhões aos cofres do governo estadual. Os passageiros ainda podem fazer suas viagens de forma gratuita, porém somente das 8 às 12 horas, e de segunda-feira a sexta-feira, pois o equipamento encontra-se em fase de testes.

Quando as duas restantes estiverem finalizadas, a linha permanecerá em testes até o segundo semestre do próximo ano, para quando está previsto o início da operação comercial, ou seja, com venda de bilhetes. Os valores dos tickets, a data exata do começo das vendas e também da expansão do horário de funcionamento para os três turnos ainda não foram definidas.

Além das estações José de Alencar e Chico da Silva, há ainda mais duas que não estão prontas, e só devem ser concluídas depois do fim deste ano: a Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, localizadas, respectivamente, nas proximidades dos bairros Montese e Porangabussu. Elas foram incluídas nas obras de mobilização urbana para a Copa do Mundo de 2014, e, segundo o Metrofor, estarão finalizadas antes da competição, mas sem data exata também.

Apear disso, o órgão sustenta que essas estações, mesmo estando no meio do percurso, não impedirão que os fortalezenses possam, já no fim deste ano, ir de Pacatuba até o Centro da cidade.

Extensão

As estações José de Alencar e Chico da Silva são, ao lado da recém-inaugurada São Benedito e da Benfica, as únicas subterrâneas. Quando completamente concluída, a linha Sul contará com 24,1 km de extensão em via dupla, divididos em 25 estações, sendo 18 quilômetros de superfície, 3,9 quilômetros de subterrâneo e 2,2 quilômetros em elevado (mais alto do que a superfície, como um viaduto). Para isso, o equipamento vai se utilizar de 25 trens.

Passageiros

A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração com os terminais de ônibus. Estima-se que 300 mil pessoas já utilizaram o serviço.

Percurso

24,1 quilômetros será o total de extensão da linha Sul, quando esta estiver concluída, passando, assim, por 20 estações

Tuneladoras da rota Leste chegam no meio de 2013

Conforme informou o secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, as duas primeiras tuneladoras da linha Leste do Metrô de Fortaleza chegam na cidade entre junho e julho do ano que vem. Segundo o executivo, os equipamentos estão sendo construídos nos Estados Unidos e devem começar a operar entre julho e agosto.



Quando finalizada, com previsão para 2016, a linha ligará o Centro da cidade até o bairro Edson Queiroz, passando por locais estratégicos como o polo de integração do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), no Papicu, pelo Centro de Eventos do Ceará, pela Universidade de Fortaleza e pelo Fórum Clóvis Beviláqua.

Orçado em R$ 3,1 bilhões, com a equação financeira praticamente montada e os projetos contratados, o equipamento deve ter um terço das suas obras prontas no fim da gestão atual do governo estadual, em dezembro de 2014, de acordo com projeção de Fontenele, que esteve, na semana passada, no Ministério das Cidades, em Brasília, tratando dos detalhes burocráticos para finalização do projeto e encaminhamento à Caixa Econômica Federal - um dos bancos financiadores da obra. O projeto deve começar a ser construído em março do ano que vem.

A linha terá 12,4 quilômetros de extensão, em um total de 12 estações, que estarão integradas às linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e dos terminais de ônibus.

Planos de ir até Messejana

O secretário salienta, porém, que "esta é uma obra que o futuro governo terá de dar continuidade", e que pode, inclusive, ser expandida, posteriormente. " Podermos alcançar, no futuro, Messejana, fazer uma volta completa, e retornando pelo anel central da BR - 116, até o Centro", projetou o secretário.

A primeira etapa, no entanto, só deverá estar pronta em 2016. São 13 quilômetros de linha férrea dupla, sob túneis de 20 a 30 metros abaixo da superfície, ao longo da avenida Santos Dumont e 12 estações.

"Este é um investimento muito importante à mobilidade urbana de Fortaleza. Vai do Centro à área comercial da Aldeota, passa pelo polo de integração do VLT, no Papicu, pelo Centro de Eventos e chega ao fórum (Clóvis Beviláqua", defende o executivo.


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