sexta-feira, 2 de julho de 2021

Metrô

Histórico

Em primeiro de julho de 1873, são iniciados os assentamentos dos trilhos da primeira ferrovia do Ceará, a Companhia Cearense de Via Férrea Baturité. O primeiro trecho é entregue ao tráfego em 29 de setembro de 1873.

O Conjunto Ceará
Por Assis de Lima

Foi a hiper população da Capital cearense que fomentou e tornou urgente, a aprovação do projeto do Governo Federal para a construção de casas populares, e o Conjunto Ceará fora inserido neste programa. A área escolhida, para melhor compreensão do leitor, foi de uma baixada após o Campo da Granja (hoje Praça da granja Portugal) até a beira da Via Férrea de Sobral, onde abrigaria as suas 4 etapas. O terreno onde foram construídas as primeira, segunda, e terceira etapas denominava-se Estivas, e após o canal, que um dia foi braço do rio Maranguapinho e uma verdadeira riqueza em carnaúbas, havia tomado a nomenclatura de Veneza, pois eram terras que na época das sesmarias foram herdadas pela a família de Manuel Francisco da Silva Albano, dentre os quais um fora agraciado como Barão de Aratanha.

O local já pertencente ao Município de Caucaia, denominou-se Parque Albano. Ali o trem da antiga Rede de Viação Cearense - RVC (depois RFFSA, hoje Metrofor/CFN) de 1917 até 1931, fazia parada no km 11, tanto para recebimento de gado, exportações e o envio de pequenas encomendas. O prestígio da família era grande perante a administração da Companhia Ferroviária. O trem suburbano do distrito de Barro Vermelho (Antônio Bezerra) ia direto para Soure (Caucaia). Foi aí que a população ribeirinha do Genibaú e da Jurema reivindicaram paradas para o trem suburbano. O trem ficou parando no km 10 (São Miguel) e Jurema a partir de 1945. A quarta etapa do Conjunto Ceará apesar de ter sido a última, parece que pela etnologia topográfica tem uma história mais rica.

Situada essa zona Oeste para o Conjunto Ceará, a área havia sido demarcada ainda na gestão de Plácido Castelo, em cumprimento ao programa estabelecido pelo governo Federal, mas as obras de infraestrutura só foram iniciadas no final de 1974 quando o governador César Cals estava prestes a passar o governo para o Cel. Adauto Bezerra.

Cognominado a Capital da Periferia, o Conjunto Ceará começou a receber as famílias em sua primeira etapa com 966 casas, cuja solenidade de inauguração ocorrera aos 10 de novembro de 1977. Referido evento contou com as presenças de várias autoridades.

Anos 70

Em 1978, na Linha Sul, é aberta a parada do Conjunto Ceará, no Km 12, inaugurada oficialmente em 19 de fevereiro de 1982.

O Conjunto Ceará e a Parada Km 12 da Linha Sul, por volta de 1980. Foto Coleção Blog Fortaleza Nobre

Em 25 de setembro de 1987, é fundado o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza - Metrofor, composto pela União, Estado, RFFSA e CBTU, responsável pela realização de estudos, projetos, implantação e exploração do serviço de trens urbanos de passageiros na região metropolitana de Fortaleza.
 
Em 1987, é elaborado o Estudo de Viabilidade Técnica de Eletrificação das linhas do trem metropolitano, pelo Ministério dos Transportes.

Em agosto de 1988, é concluído o Relatório de Impacto Ambiental - Rima, do trem metropolitano de Fortaleza.

Em 1995, na Linha Sul, inaugurada a estação Parque Albano.

Em 22 de abril de 1997, é firmado o convênio entre a União Federal e o Estado do Ceará, para a transferência do sistema de trens urbanos da região metropolitana de Fortaleza para o estado do Ceará e a implantação do projeto de modernização do referido sistema, com o fim do convênio previsto após o término das obras de modernização.
 
Em 1997, extinção do Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza - Metrofor, e criação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, através da Lei nº 12.682 de 2 de maio de 1997. No mesmo ano são iniciados dos processos licitatórios para para contratação dos serviços de gerenciamento, supervisão, construção e fornecimento.

Em janeiro de 1999, início das obras de construção do Metrô, sobre o leito da linha de carga existente. A conclusão da primeira etapa - a Linha Sul, com 24 Km de extensão, entre João Felipe e Vila, estava prevista para o ano de 2003. Em agosto de 1999, são iniciadas as obras no trecho subterrâneo, no centro da cidade.

O Projeto
 
O Metrofor é um sistema de ferroviário de alta capacidade com 43 Km extensão, desenvolvidos em sua maior parte em superfície, sobre o leito de linhas ferroviárias existentes, além de 3,8 Km em trecho subterrâneo no centro da cidade e 4,4 Km em elevado. O projeto previa a modernização da malha ferroviária existente, através da eletrificação das linhas Sul e Oeste, além da reativação do ramal de Maranguape com locomotivas a diesel, numa próxima etapa.

1999

Recursos
 
A implantação do Metrofor previa investimentos de US$ 326 milhões, recursos para a primeira fase, sendo US$ 268 milhões financiados pelo Japan Bank for International Cooperation (JBIC) ao governo federal e US$ 58 milhões, contrapartida estadual. Na segunda fase, os recursos atingem US$ 176,2 milhões, sendo US$ 85 milhões financiados pelo Banco Mundial e US$ 91,2 milhões de contrapartida do governo federal.

Em 2000, início da construção da estação São Benedito da Linha Sul do Metrô.
 
No dia primeiro de julho de 2002, o Metrofor assume a operação do trem metropolitano de tração a diesel, sob controle da CBTU. A tarifa custava a metade dos ônibus metropolitanos e transportava diariamente cerca de 30 mil passageiros.

Em outubro de 2002, paralisação das obras da Linha Sul do Metrô.
 
Em março d 2004, retomada das obras, após liberação de R$ 10,9 milhões de verbas do governo federal, de um total de R$ 46 milhões estimados para serem liberados até o fim do ano.
 
Em abril de 2005, 45% das obras civis da primeira etapa se estavam concluídas, sendo gastos US$ 195,6 milhões, do total de US$ 502,2 milhões previstos inicialmente para o total da primeira fase.

O assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, em matéria no Jornal do Nordeste avalia, que desde os anos 80 o trem urbano vinha perdendo a preferência dos passageiros em função do estado precário e do vandalismo. "A única verba que recebemos é a da bilheteria, o que não nos dá condições de fazer grandes melhorias", explica.

Em junho de 2005, por falta de repasse de verba do Governo Federal, de acordo com o presidente da empresa, Sérgio Nogueira, as obras só não estão totalmente paralisadas por conta dos serviços de manutenção realizados no trecho do centro de Fortaleza e da pequena intervenção que estava sendo realizada na estação de Aracapé, próxima a Maracanaú.

Fernando Mota, assessor da presidência da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, em matéria ao Jornal do Nordeste de 18/06/2005, revela em tom de desabafo: “O problema do Metrofor é público e notório: o governo federal não está cumprindo com o prometido em relação à disponibilidade de verbas”.

Caso o repasse federal seja normalizado, a previsão de entrega do primeiro trecho fica para o fim de 2008.

Obras em agosto de 2010
Foto Marcelo Almirante

Agosto de 2010
Foto Marcelo Almirante


Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, chegando a 20 quilômetros. Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza, distante cerca de 1 km da Benfica. Em 18 de julho, a linha foi finalizada com a inauguração das duas estações que completam o percurso de 24 km: Chico da Silva e José de Alencar. O metrô ainda funciona em fase de testes, a chamada operação assistida, na qual os usuários tem acesso gratuito ao novo equipamento de segunda a sexta-feira (excetuando-se feriados), no horário de 8 horas as 12 horas.” Metrofor, internet 2015.



Em maio de 2014, paralisação das obras do VLT Parangaba - Mucuripe, em função de “problemas contratuais” entre o consórcio CPE-VLT e a Secretaria Estadual da Infraestrutura. Em 2015, foi firmado novo contrato e a obra foi retomada. 

Em março de 2015, são paralisadas as obras de construção da Linha Leste do Metrô, depois de avanço de apenas 1%. 

Em setembro de 2015, são instaladas os primeiros torniquetes eletrônicos na Linha Sul do Metrô.

No dia 28 de julho de 2016, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônica, ainda em testes, inicialmente na estação Chico da Silva, substituindo os  bilhetes de papel e urnas de madeira. O Metrô funcionava de segunda à sexta, no horário das 6h30 às 19h, com tarifa de R$ 2,85.

No dia 18 de setembro de 2016, é inaugurada a última etapa do Túnel Deputado Wellington Landim, no cruzamento das Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Padre Antônio Tomás, no corredor que liga o bairro de Antônio Bezerra até o Terminal de Papicu.

No dia 27 de setembro de 2016, início da operação experimental do  VLT na linha de Parangaba – Mucuripe, ainda sem passageiros, no trecho entre as estações Montese e Borges de Melo, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h. A operação com passageiros estava prevista para janeiro de 2017.

Obras paralisadas da Linha Leste em 30/09/2016
Foto Jarbas Oliveira/O Globo


A partir do dia 2 de março de 2017, o Metrô de Fortaleza tem o horário de funcionamento ampliado em uma hora, passando a abrir às 5h20. A Linha Sul operava com intervalos de  cerca de 20 minutos. 

Em abril de 2017, o Governo do Estado do Ceará lança o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visando ampliar a participação privada na administração da Linha Sul do Metrô e no VLT Parangaba-Mucuripe, além dos VLT´s de Sobral e do Vale do Cariri.

No dia 15 de maio de 2017, é inaugurada a estação Juscelino Kubitschek, a 19ª estação da Linha Sul do Metrô.

No dia 4 de julho de 2017, o horário de operação do Metrô é ampliado em mais duas horas, passando a fechar às 21h. Até então o Metrô funcionava das 5h30 às 19h. 

Julho de 2017. Divulgação Metrofor


No dia 25 de julho de 2017, início da operação assistida do VLT, sem cobrança de passagem, no trecho de 5 km entre as estações Parangaba e Borges de Melo, parando nas estações intermediária de Montese, Itaoca e Vila União. O VLT funcionava de segunda a sexta, das 8h às 12h, com 3 composições 

No dia 21 de agosto de 2017, 3 empresas são classificadas para dar continuidade às obras de construção do VLT Parangaba – Mucuripe, no trecho entre as estações da Avenida Borges de Melo e Iate. O Trecho precisou ser  relicitado após o distrato com o consórsio responsável pela obra. A empresa vencedora é anunciada no dia 30 de agosto, a CG Construções Ltda, que deveria receber 16,8 milhões de reais para a realização de obras no Lote 1, incluindo a construção de 4 viadutos ferroviários, um elevado, e duas pontes.

Em 7 de novembro de 2018, é assinada a ordem de serviço para a retomada das obras de construção da Linha Leste. Em março de 2023, após 5 anos de obras, as tuneladoras perfuraram apenas 1,8 quilômetros dos 7,3 quilômetros do projeto.


Linhas Sul
Passageiros Transportados

Ano Passageiros Crescimento (%)

2014 2.727.000
2015 3.846.000 41,0
2016 4.500.000 17,0
2017 6.500.000 19,8

Fonte: ALVES, Pedro. Metrô de Fortaleza fecha 2017 com crescimento de quase 20% na quantidade de passageiros. Portal do Governo do Estado do Ceará. 8 janeiro 2018.


No dia 23 de fevereiro de 2018, o Governado do Estado, Camilo Santana, anuncia que o Governo Federal irá  liberar mais de 1,7 bilhão de reais para o Estado do Ceará, sendo 673 milhões de reais destinados à retomada  da construção da Linha Leste do Metrô.

No dia 28 de março de 2018, é inaugurada a linha de ônibus executivo entre o Aeroporto Pinto Martins e a Avenida Beira Mar, com tarifa de 10 reais.

No dia 16 de junho de 2018, pela primeira vez, uma composição de VLT percorre o trecho Borges de Melo – Pontes Vieira,  ainda em testes e sem passageiros, na linha Parangaba – Mucuripe. 

Desde julho de 2017 o  VLT transportava passageiros, sem cobrança de tarifa, em operação assistida, de 6 da manhã ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

No dia 6 de julho de 2018, quatro novas estações do VLT são entregues e, somadas às quatro já em funcionamento, garantem deslocamento da Parangaba ao Papicu, numa extensão de 10,9 Km.

A partir do dia 10 de setembro de 2018, o horário de funcionamento da Operação Assistida do VLT Parangaba – Mucuripe é ampliado, passando a funcionar de segunda a sábado, das 6h às 13h e de 16h40 às 20h, 

Em julho de 2019, o DNIT retoma as obras do 4º Anel Viário, que interliga importantes rodovias federais no estado do Ceará, como a BR-116 e a BR-222. Ao todo o Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, passando por Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Caucaia.

No dia primeiro de junho de 2020, é reaberta a operação do Metrô e do VLT de Fortaleza, com horário reduzido e regras sanitárias, em função do Estado de Emergência declarado pela pandemia de coronavírus. 



2019


Em 10 de agosto de 2021, são iniciadas as obras de construção do ramal Aeroporto da linha de VLT Parangaba - Mucuripe, com previsão de entrega para 2022.


Divulgação Metrofor


Em 6 de outubro de 2022, foi liberado o transporte de bicicletas na Linha Sul. 

Em maio de 2023, o VLT Parangaba-Mucuripe, com 13,2 Km de extensão, funcionava de forma assistida com velocidade reduzida e sem cobrança de passagem, de segunda à sábado das 5:30h às 21:59h, com intervalos médio de 7 minutos.  Contava com seguintes estações em funcionamento: Parangaba, Montese, Expedicionários, Vila União , Borges de Meio, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. O ramal de conexão da estação Expedicionários com o aeroporto estava em construção. Em setembro de 2023 o ramal passou a ser conhecido como Linha Nordeste.


Divulgação em agosto de 2023

Linha Sul em setembro de 2023
Divulgação Metrofor


Em 5 de janeiro de 2024, foi iniciada a construção da estação Papicu da Linha Leste do Metrô, após o remanejamento do terminal rodoviário urbano de Papicu, um dos mais movimentados de Fortaleza. As seguintes linhas de ônibus foram transferidas para uma nova plataforma, localizada ao lado da plataforma antiga:

027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto
087 – Expresso / Siqueira / Papicu
030 – Siqueira / Papicu / 13 de maio
823 – Bom jardim / Montese / Aldeota
038 – Parangaba / Papicu
089 – Expresso / Parangaba / papicu
044 – Parangaba / Papicu / Montese
094 – Expresso / Parangaba / Aldeota
076 – Conjunto Ceará / Aldeota / Papicu
096 – Expresso / Conjunto Ceará / Papicu
086 – Bezerra de Menezes / Santos Dumont
286 – Expresso / Antônio Bezerra / Santos Dumont
092 – Antônio bezerra / Papicu / Praia de Iracema
016 – Cuca barra / papicu
810 – Praia do Futuro / papicu
813 – Praia do Futuro / papicu / ED
841 – HGF / Papicu / Riomar
831 – Cidade 2000 / Hospital Geral / ED
031 – Av. borges de melo / papicu i
042 – Antônio bezerra / Francisco Sá / papicu
045 – ConjuntoCeará / papicu / Montese
051 – Grande Circular I
069 – Lagoa / Papicu / Via Expressa
680 – José Walter / Papicu / Cidade Jardim
814- Castelo Encantado/Papicu
901 – Dom Luís / Papicu / Centro
903 – Varjota / Centro
913 – Serviluz/ Papicu


Linha Sul do Metrô em 2023
Divulgação Metrofor


Passageiros Transportados na Linha Sul do Metrô (milhões)

2012 0,600
2013 1,900
2014 3,300
2015 4,600
2016 5,400
2017 6,500
2018 8,600
2019 9,900
2020 5,800


REFERÊNCIAS: 

BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.

Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 12 fevereiro 1925. p.11.

Governo do Estado do Ceará. Ah Fortaleza (1880-1950). 2006.

Ônibus da Grande Fortaleza e Cariri passam a dispor de wi-fi e ar-condicionado. G1 CE. 26 abril 2017.

METRÔ de Fortaleza tem funcionamento ampliado em uma hora todos os dias. G1 CE. 2 março 2017.

Camilo Santana assina ordem de serviço da Linha Leste do metrô de Fortaleza. G1 CE. 7 novembro 2018.

VLT de Fortaleza vai ter ligação com o aeroporto e nova estação. Bom Dia CE. 11 agosto 2021.

Ordem de serviço para construção de ramal Aeroporto do VLT será assinada nesta quinta-feira (11). Governo do Ceará. 10 novembro 2021.

Tatuzões voltam à ativa no segundo semestre, diz Seinfra. O Povo. 05 abril 2023.

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