sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em Fortaleza, impasse sobre desapropriações pode alterar operação do projeto do VLT Parangaba-Mucuripe

25/10/2012 - Diário do Nordeste

A operação do projeto do VLT pode mudar, caso continue o impasse entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado sobre a responsabilidade pelas desapropriações

A afirmação foi feita pelo presidente do Metrofor, Rômulo Forte, durante inauguração, nesta quarta-feira (24), da primeira estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, localizada no Centro.


De acordo com Forte, existe a possibilidade de os túneis para o VLT não serem mais construídos. Neste caso, optaria-se por passagens de nível, caso não haja acordo entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes. O presidente também afirmou que a mudança daria mais trabalho para ser feita. "Seria mais complicado, mas tecnicamente a obra de construção de passgens de nível é legal e viável. Se for necessário modificar a operação do projeto, dá para fazer", garantiu.

Novo impasse
O titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Estado, Adail Fontenele, reforçou que os túneis são imprescindíveis para a realização da obra do VLT Parangaba-Mucuripe. Porém, alertou para outro impasse que tem atrasado os trabalhos na obra, que, segundo ele, já está com andamento de 20% prontas. "Estaria muito mais preocupado com uma providência que não dura um dia não. Diria dois meses. O Estado só pode começar as obras do VLT no trecho das avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá depois que houver o planejamento do desvio do tráfego naquela área".

O secretário destacou que esse requisito tem que ser cumprido para o Estado entre com a obra do ramal Parangaba-Mucuripe nessa densa área populacional. "São milhares de veículos que passam ali. Não estou pondo culpa na Prefeitura, mas eles já deviam ter feito esse planejamento. Só quero que não ponham culpa no Estado por não ter começado a obra. Tem que fazer asfalto, sinalização, para que os veículos circulem por outro trecho, primeiramente. O Estado só pode trabalhar naquele local depois que fizerem isso. É preciso ter um desvio. Isso pode até estar planejado, mas me parece que estão fazendo uso politico do fato".

Linha Sul

As atividades da Estação São Benedito, no Centro da Capital, foram iniciadas e estão em fase de testes. A previsão é que esta etapa termine no meio do ano que vem.

As obras do VLT são avaliadas como importantes para a melhoria da mobilidade urbana, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014, quando a cidade receberá grande quantidade de turistas.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário