sábado, 16 de junho de 2012

Metrofor inaugura Linha Sul na sexta-feira

13/06/2012 - Diário do Nordeste

São mais de 13 anos de espera. Mas, ainda assim, a dona de casa Aila Queiroz, 56, continua a sonhar com a primeira travessia à bordo do Metrô de Fortaleza (Metrofor). Da janela da sua casa, em Pacatuba, observa o esquentar dos motores para a viagem inaugural do trecho até Parangaba, em Fortaleza, que acontecerá na sexta-feira (15). Entretanto, para frustração dela e dos demais, o funcionamento ainda não será pleno: dois trens só rodarão quatro horas diárias (de 9h às 13h) e em dias úteis. A chamada "operação assistida" poderá se prolongar por até seis meses. Resumo da história: metrô regular, talvez, só em 2013.

A promessa do Governo do Estado é que, durante período de testes do equipamento, serão priorizadas orientações para a população sobre a segurança do pedestre dentro e fora dos trens
"Não estava sabendo desses testes. Só acredito mesmo vendo. Sei que obras foram devagar, quase parando. Mas, quem sabe agora, com essa onda de Copa do Mundo, o metrô comece mesmo. Acho que vou até comprar uma roupa nova para andar no tão sonhado trem", afirma Aila.
A dona de casa chega a se deslocar duas vezes por semana, de ônibus, até a Capital. Gasta mais de duas horas em cada um dos trechos e diz ter que desembolsar cerca de R$ 10 para locomoção frequente. Torce pelo dia em que andará no Metrofor, na Linha Sul, entre o Vila das Flores até o Terminal da Parangaba. Tudo com agilidade, conforto e com direito a ar condicionado.

Restrições

Apesar da promessa de inauguração, a primeira viagem do metrô da linha sul levará, a partir das 15h da sexta-feira, apenas o governador Cid Gomes, demais políticos e profissionais da imprensa da estação localizada no bairro Pajuçara, em Maracanaú, até a Parangaba. Nos dias posteriores, a tal "operação assistida" poderá, sim, seguir normalmente.

Mesmo com certa euforia da população com a inauguração do metrô, o momento, agora, é de testes, cautela para a construção de uma cultura metroviária, diz Fernando Mota, assessor da presidência do Metrofor.

"A gente nem sabe bem quantas pessoas serão transportadas nessa fase de testes, se irá funcionar todos os dias. Essa operação assistida é fundamental para fazer os ajustes, para ensinar as pessoas a andar no metrô, saber entrar e sair e respeitar as faixas de segurança", relata o assessor.

O período, de acordo com Fernando, ainda é de muitas incertezas. Ele não consegue, no entanto, garantir se os trens rodarão mesmo as quatro horas diárias.

"Se o trabalhador acha que vai, já na próxima semana, conseguir trabalhar andando de metrô normalmente, está enganado. Estaremos em testes e a tarifa será gratuita", explica Mota.

Serão 15 quilômetros percorridos em apenas 15 minutos. A linha contará com 20 estações. Até o momento, foram investidos R$ 1,7 bilhão. A continuidade do trajeto, que leva da Parangaba até o Centro da Capital, entrará em fase de testes em outubro de 2012. A extensão final será de 24 quilômetros em via dupla, 18 em superfície, três subterrâneos e dois elevados.
Somente em 2013, deve ocorrer a real inauguração da linha sul. Quando ficar pronta, a expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a possibilidade de integração com os terminais de ônibus da Capital.
Mas quem desembarcar hoje na Parangaba e quiser seguir por demais trechos, fará como? Pagará outra passagem, enfrentará uma nova via-crúcis no já congestionado trânsito de Fortaleza? A ideia de ter um sistema de metrô é interferir e mudar a saturada mobilidade, afirma professor de engenharia de transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Azevedo.

Integração

"O ideal é que seja tudo bem integrado, metrô com ônibus e também com bicicleta. Tem que haver uma unificação de políticas públicas e até tarifária para que o ônus do passageiro não seja alto. Não pode se soltar um metrô de qualquer jeito, sem pensar em como ele irá se locomover e ajudar na mobilidade", relata o especialista da UFC.

Ainda conforme Azevedo, o Metrofor não irá resolver todos os problemas de Fortaleza na área de locomoção. "Mas, se gerido de forma adequada e coerente, unido com a gestão municipal, ajudará e muito", finaliza.

Sobre a real necessidade de integração inter-modal, a gestão não apresentou nenhuma iniciativa prática. Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que serão redimensionadas algumas rotas de linhas de ônibus, bem como pontos de paradas que passam próximo às estações do metrô. Já a integração tarifária ainda será estudada pelo órgão.

Trajetos

350 mil passageiros deverão ser transportados, diariamente, por meio da linha do sul do metrô de Fortaleza, que deverá ter viagens regulares somente em 2013. (Fonte: Diário do Nordeste)

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