quarta-feira, 8 de abril de 2015

VLT - Licitação inicia-se no fim deste mês

07/04/2015 - Diário do Nordeste

O Governo do Estado programa mais uma tentativa de retomada das obras do ramal Parangaba- Mucuripe, que será operado pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Fortaleza. Com a finalidade de agilizar a conclusão dos trabalhos, o processo licitatório ocorrerá em três blocos, com início nos dias 22, 23 e 24 de abril. A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou que mais detalhes sobre o seguimento serão anunciados somente em entrevista coletiva nesta semana. 

O VLT, equipamento estimado para o benefício de 90 mil passageiros por dia, estava previsto para ter início de operação até a Copa do Mundo de 2014, no entanto, está com as obras paradas desde junho do ano passado. A última tentativa do Governo do Estado em dar andamento nos trabalhos, no fim do ano passado, fracassou após a única empresa que apresentou uma proposta no processo licitatório ter desistido alegando falta de condições financeiras. 

A construção do modal de transporte foi interrompida após cancelamento do contrato em virtude de atrasos do consórcio responsável. Em agosto do ano passado, uma primeira licitação foi aberta, de preço oculto feita por Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Contudo, o consórcio formado pelas empreiteiras Marquise e Engesol, único a apresentar proposta, no valor de R$ 162 milhões, foi recusado pela comissão técnica de análise da Seinfra por ter valor muito acima da expectativa. 

Desapropriações 

Outro impasse é o processo de desapropriação nas áreas onde o ramal Parangaba-Mucuripe passará. No último dia 1º de abril, moradores de comunidades atingidas pelos trabalhos reivindicaram o retorno das obras e o reajuste dos alugueis sociais e indenizações, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Na ocasião, a Seinfra prometeu um levantamento sobre essas dificuldades.

Fonte: Diário do Nordeste
Publicada em:: 07/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário