segunda-feira, 13 de abril de 2015

Metrofor: contrato para a Linha Leste pode ser rescindido

11/04/2015 - O Povo - Fortaleza

O destino das obras de construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza pode mudar na próxima semana. Os trabalhos estão praticamente paralisados e o contrato com o grupo vencedor da licitação pode ser rescindido.

O secretário de Infraestrutura, André Macedo Facó, explica que está sendo feita uma análise jurídica e técnica da estruturação do consórcio vencedor da licitação, que encaminhou o nome de um novo parceiro para a continuidade do projeto.

Foi formalizado pedido para a entrada da companhia Zetta, que substituiria a Centeco, no consórcio formado com a espanhola Acciona. Uma análise prévia verificou a possibilidade de troca de uma das empresas no consórcio, mas o estudo está sendo aprofundado e deve ser concluído até a próxima semana, quando será apresentado um parecer final sobre o assunto.

O projeto da Linha Leste, que liga o Centro ao bairro Edson Queiroz, representa um investimento de R$ 2,3 bilhões, além de outros custos acessórios. O prazo é de cinco anos para a sua realização e as empresas responsáveis pelas obras terão que comprovar competência técnica e financeira.

PLANEJAMENTO

CAPACIDADE DO CONSÓRCIO DEVE SER COMPROVADA

O projeto da Linha Leste, segundo o secretário André Macedo Facó, não pode ser encarado como uma obra pública normal. Ele ressalta que é necessário um planejamento fino e um modelo diferente de impactos e riscos, com todos os gargalos previstos. A formação do consórcio representa uma operação financeira estruturada e a capacidade técnica das companhias precisa de comprovação. Caso a análise da Zetta e do consórcio como um todo não seja positiva, será aberta uma nova licitação para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário