domingo, 20 de maio de 2012

Primeiro teste é realizado no túnel do Metrofor

16/05/2012 - Diário do Nordeste

A linha sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 km de extensão e vinte estações ligando Pacatuba ao centro de Fortaleza

Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realizaram o primeiro teste do Metrô de Fortaleza na manhã desta quarta-feira (16). Os técnicos, acompanhados pelo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele e pelo presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, percorreram um percurso de 4 km vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito. A vistoria é chamada de "teste de gabarito", e tem o objetivo de verificar o percurso do trem nos túneis e estações. O teste faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.

A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que possui dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUEs), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.

A linha sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 km de extensão e vinte estações ligando Pacatuba ao centro de Fortaleza, totalizando um investimento de R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais devem ser realizadas no início de 2013.

Operação assistida

De acordo com o Metrofor, o governador Cid Gomes deve inaugurar parte da Linha Sul em junho e, a partir de então, a operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, deve começar. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. A Linha Sul irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

Trens

Segundo a Seinfra, a previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 km/h, embora passam alcançar 120 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário