sexta-feira, 18 de maio de 2012

Metrofor realiza primeiro teste de gabarito no túnel do metrô de Fortaleza

17/05/2012 - Metrofor

Uma realidade cada vez mais próxima dos cearenses, a inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza teve um positivo capítulo na manhã desta quarta-feira, 16. Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realizaram um percurso vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito.A vistoria foi feita para realizar o chamado “teste de gabarito”, que tem o objetivo de verificar se o trem entra de forma adequada no túnel e nas estações. O secretário da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) Adail Fontenele e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, além da equipe de técnicos, aprovaram o teste de quatro quilômetros entre as duas estações. A vistoria faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.Desde o início das obras das estações subterrâneas um trem não realizava o percurso. “Este é um momento especial de todos os técnicos e mérito deste Governo que investiu o que foi preciso para tornar realidade o metrô de Fortaleza”, destaca Adail Fontenele. A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que possuem dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUE's), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.Operação assistidaNo próximo dia 15 de junho, o governador Cid Gomes irá inaugurar parte da Linha Sul e dará início à operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.Características da linhaExtensão da linha: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá 24,1 km, sendo 3,9 km subterrâneos, 2,2 km elevados e 18 km em superfície.Estações: a linha toda terá 20 estações (4 subterrâneas, 2 elevadas e 14 em superfície). Estações serão chamadas Carlito Benevides e Jereissati (Pacatuba), Maracanaú, Virgílio Távora, Rachel de Queiroz e Alto Alegre (Maracanaú) e Aracapé, Esperança, Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Porangaba, Juscelino Kubitschek, Couto Fernandes, Parangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar e Chico da Silva (Fortaleza). O Centro de Manutenção será em Pacatuba.TrensA previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora, embora passam alcançar 120 km/h.Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda. Passageiros: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá duas estações com integração com outras linhas. Na estação Parangaba, haverá integração com o terminal de ônibus e com a linha Parangaba-Mucuripe. Na estação Chico da Silva, haverá integração com as linhas Oeste e Leste. Após a integração total dos modais de transporte, deverão ser transportados 350 mil passageiros por dia.
Uma realidade cada vez mais próxima dos cearenses, a inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza teve um positivo capítulo na manhã desta quarta-feira, 16. Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realizaram um percurso vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito.A vistoria foi feita para realizar o chamado “teste de gabarito”, que tem o objetivo de verificar se o trem entra de forma adequada no túnel e nas estações. O secretário da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) Adail Fontenele e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, além da equipe de técnicos, aprovaram o teste de quatro quilômetros entre as duas estações. A vistoria faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.


Desde o início das obras das estações subterrâneas um trem não realizava o percurso. “Este é um momento especial de todos os técnicos e mérito deste Governo que investiu o que foi preciso para tornar realidade o metrô de Fortaleza”, destaca Adail Fontenele. A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que possuem dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUE's), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.

Operação assistida
No próximo dia 15 de junho, o governador Cid Gomes irá inaugurar parte da Linha Sul e dará início à operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

Características da linha
Extensão da linha: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá 24,1 km, sendo 3,9 km subterrâneos, 2,2 km elevados e 18 km em superfície.
Estações: a linha toda terá 20 estações (4 subterrâneas, 2 elevadas e 14 em superfície). Estações serão chamadas Carlito Benevides e Jereissati (Pacatuba), Maracanaú, Virgílio Távora, Rachel de Queiroz e Alto Alegre (Maracanaú) e Aracapé, Esperança, Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Porangaba, Juscelino Kubitschek, Couto Fernandes, Parangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar e Chico da Silva (Fortaleza). O Centro de Manutenção será em Pacatuba.

Trens
A previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora, embora passam alcançar 120 km/h.
Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda. Passageiros: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá duas estações com integração com outras linhas. Na estação Parangaba, haverá integração com o terminal de ônibus e com a linha Parangaba-Mucuripe. Na estação Chico da Silva, haverá integração com as linhas Oeste e Leste. Após a integração total dos modais de transporte, deverão ser transportados 350 mil passageiros por dia. M
 

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