quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dirigentes da FIEC conhecem obras do Metrô de Fortaleza

09/02/2012 - Governo do Ceará

A implantação do Metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital

Industriais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) estarão nesta sexta-feira (10)  acompanhando as obras da linha Sul do Metrô de Fortaleza e conhecendo as demais ações de mobilidade previstas pelo Governo do Estado para Fortaleza, como o VLT Parangaba Mucuripe e a Linha Leste (subterrânea).

A visita faz parte da programação do projeto “O Ceará que a Gente Faz”, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O projeto tem por objetivo apresentar à sociedade cearense, in loco, os principais empreendimentos do Governo e ouvir opiniões e ideias de um público-alvo constituído por formadores de opinião integrantes de setores representativos da sociedade. A primeira ação do projeto foi realizada no último dia 27 de janeiro, quando dirigentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) visitaram as obras do Centro de Eventos do Ceará.

A programação desta sexta-feira tem início às 08h30min na estação São Benedito, situada ao lado da igreja que leva o mesmo nome, no Centro, onde os secretários Adail Fontenele (Seinfra) e Eduardo Diogo (Seplag) e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, apresentarão detalhes das obras a aproximadamente 50 empresários. De lá, o grupo segue para a estação Virgílio Távora, em Maracanaú, onde percorrerá de trem o trajeto da linha Sul que já se encontra eletrificado.

Linha Sul do Metrô
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) já concluiu 95% das obras civis da linha Sul, que ligará o Centro de Fortaleza à Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano do contrato original. Em 2012, devem ter início os testes com passageiros. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.

Quatro trens já chegaram ao Ceará. O restante chegará a Fortaleza até setembro deste ano. Os trens fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central ? Xico da Silva (antiga João Felipe).

O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

A implantação do Metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o Metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

Programação da visita
08h30min: Visita à Estação São Benedito, com palestra do Secretário Adail Fontenele ou do Presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, com apresentação do "Shield". Nesse local será servido um coffee break 09h30min: Saída para  Estação Virgílio Távora, em Maracanaú 10h30min: Embarque no trem do Metrô(TUE), para circular no trecho energizado. 11h30min: Final da visita e retorno para Fortaleza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seplag/Seinfra e Metrofor

Nenhum comentário:

Postar um comentário