quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governador vistoria andamento das obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

26/01/2012 - Governo do Ceará

O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras

O governador Cid Gomes realizou na tarde desta quinta-feira (26) uma vistoria às obras subterrâneas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A visita foi acompanhada pelo presidente da Companhia Cearense dos Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e por técnicos. O roteiro foi iniciado da Estação Chico da Silva, seguiu pela Estação José de Alencar e continuou indo na direção da Parangaba.
 
Cid realizou a vistoria percorrendo a pé boa parte dos trechos e conferiu o avanço da Linha Sul.  Atualmente, 95% das obras civis dessa linha, que ligará o Centro de Fortaleza a Pacatuba já foram concluídos. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Essa foi mais uma grande obra em execução no Estado vistoriada por Cid Gomes nos últimos dias. as demais foram: Castelão, Porto do Pecém, Centro de Eventos, Aeroporto de Aracati  e obras de ampliação nas CEs.
 
Linha Sul
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que neste ano de 2012 sejam iniciados os testes com passageiros. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
 
Quatro trens já chegaram ao Ceará. Os demais, de um total de 16, vão chegar mês a mês Os trens fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé;

Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central;   Chico da Silva (antiga João Felipe).
 
O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
 
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da Capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a   mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário