sábado, 26 de março de 2011

Notícia do jornal O POVO de 19.03.11

87% da obra está pronta, mas linha só deve operar em 2012
As estações José de Alencar e Xico da Silva, no Centro, estão na fase inicial de obras. A Linha Sul deve começar a funcionar no fim do ano. Ontem, a Comissão Especial da Copa, da Câmara dos Vereadores, visitou duas estações

Depois de 12 anos de espera, o Metrô de Fortaleza finalmente vai começar a operar no fim do ano, em fase de teste, na linha Sul. Mas, o trajeto será somente do Centro de Manutenção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em Pacatuba, até a estação Couto Fernandes. Apesar de 87% da obra estar concluída, de acordo com a Companhia, duas estações pouco avançaram: a José de Alencar, onde funcionava o Beco da Poeira, e a Xico da Silva, no Centro. A operação comercial só deve iniciar, portanto, no fim de 2012.

“As duas estão no início, principalmente, a José de Alencar. Lá tivemos o problema da retirada dos camelôs”, justificou o diretor de Implantação do Metrofor, Diogo Cruz, na manhã de ontem, durante visita da Comissão Especial da Copa, da Câmara Municipal, às obras.

Ele informou que, além da conclusão das estações, ainda será preciso esperar, até janeiro de 2012, a chegada de mais 18 carros. Até agora, dois trens já estão no Centro de Manutenção. Os carros vão formar uma só composição que terá capacidade para 900 pessoas.

Durante a visita, o diretor apresentou também o projeto da linha Parangaba/Mucuripe, com 13 quilômetros em superfície. Até o mês que vem, o Metrofor vai receber o projeto do trecho. E o processo de licitação deve ocorrer em junho. Está nos planos da Companhia também a linha Leste (subterrânea), que vai ligar o Centro à Washington Soares, passando pela Aldeota. “Ainda não temos recurso para esse projeto. A gente estimou em cerca de R$ 3 bilhões”, disse. Apesar de ainda não ter verba, Diogo disse que o projeto já está andamento.

Cinco vereadores da Comissão Especial da Copa, da Câmara Municipal, visitaram duas estações: Parangaba (elevada) e Benfica (subterrânea). Na Parangaba, a parte elevada está quase pronta, com os trilhos de concreto. Falta o trecho que vai passar por cima da antiga estação. “Estamos esperando chegar uma máquina nova para poder colocar as vigas”, explicou Diogo Cruz.

É preciso também dar continuidade ao acabamento. As escadas estão prontas e o espaço para elevador, também. Mas faltam os quiosques que vão funcionar na parte de baixo do elevado.

Na estação subterrânea do Benfica, a obra já está mais adiantada. Além da parte externa quase finalizada, com jardins e estruturas de madeira, o acabamento da parte interna já se destaca. As placas de informação estão nos seus lugares. Os vidros foram colocados. Os trilhos de concreto já foram montados em um dos lados.

A comissão, que tinha como objetivo obter informações para cobrar o andamento das obras, aprovou o que viu. “Nós passamos e não conseguimos ver as obras. Mas hoje (ontem) comprovamos que está bem encaminhado”, avaliou o vereador Leonel Alencar, presidente da comissão.

ENTENDA A NOTÍCIA
Depois de 12 anos em obras, o Metrô de Fortaleza finalmente deve começar a operar no fim do ano, em fase de teste. A primeira linha será a sul, com 24 km, de Pacatuba até o Centro de Fortaleza.

SAIBA MAIS
A Comissão Especial da Copa, da Câmara Municipal, está fazendo visitas para elaborar relatórios sobre o andamento das atividades para a Copa de 2014.
O grupo, composto por nove vereadores, já foi aos estádios Castelão e Presidente Vargas e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus).
Na próxima semana, o grupo quer fazer reunião com a Secretaria da Segurança para saber o que está sendo preparado na área para a Copa de 2014.

Texto retirado de http://www.opovo.com.br/app/opovo/fo...-em-2012.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário