domingo, 5 de setembro de 2010

Dois trens do Metrô chegam ao Porto do Pecém

24/08/2010 - Metrofor

Os dois trens fazem parte de um conjunto de 20 - que formarão 10 composições de 80 metros -, comprados da empresa italiana Ansaldo Breda
Os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) comprados da Itália, que vão compor a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, chegaram no último sábado (21) ao Terminal Portuário do Pecém. Os dois trens fazem parte de um conjunto de 20 - que formarão 10 composições de 80 metros -, comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

Os trens serão pré-montados no próprio Porto do Pecém. Um deles será então levado por via férrea do local até o Centro de Manutenção, na Pacatuba, onde será feita a montagem final e realizados os testes estáticos e o teste dinâmico na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz. O outro carro ficará exposto ao público na Estação João Felipe para que a população possa conhecer o modelo do trem que será usado no Metrô de Fortaleza.

O presidente da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos, Rômulo Fortes, explica que dentro do cronograma está previsto que os 18 trens italianos restantes vão chegar a partir de abril do próximo ano. "Assim, serão dois trens que chegarão todos os meses ao Pecém". No fim de 2011, a Linha Sul deve entrar em operação comercial.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br - 3101.7183)

Nenhum comentário:

Postar um comentário