domingo, 19 de setembro de 2010

Dois trens de um total de 20 já desembarcaram no Ceará e serão submetidos a uma série de testes.

Metrô de Fortaleza - 06/09/2010
 
De 25 de setembro a 5 de outubro, a população de Fortaleza vai poder conhecer de perto um dos trens que vai operar no Metrô. Um dos dois carros que desembarcaram no último dia 21 no Porto do Pecém vindos da Itália vai ficar exposto à visitação na Estação João Felipe, no Centro. Ao todo, o Governo do Estado comprou 20 trens - que formarão 10 composições de 80 metros - da empresa italiana Ansaldo Breda que vão operar no Metrô de Fortaleza.

Os trens estão sendo montados para serem submetidos a uma série de testes. Na primeira fase, uma equipe de técnicos italianos vai realizar testes estáticos para verificar, dentre outros itens, o acionamento dos motores, o sistema de frenagem e os demais sistemas elétricos e eletrônicos. Essa fase deve ser concluída até o dia 22 de setembro.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, explica que os testes dinâmicos terão início após a vinda de uma outra equipe de técnicos italianos. “Nesse intervalo, vamos colocar um dos trens em exposição na Estação João Felipe para que a população possa conhecer o equipamento”, explica.

Após a conclusão dos testes dinâmicos, será emitido o primeiro relatório de aceitação provisória e os trens passam para a responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Segundo Rômulo Fortes, no segundo semestre de 2011 deve então ter início a operação assistida do Metrô de Fortaleza, período em que o trem circula com passageiros, mas não é cobrado bilhete. Nessa etapa, são realizados ajustes dos equipamentos, preparação do pessoal operacional e adaptação da população ao novo sistema metroviário. O início da operação comercial está marcado para o fim de 2011.


Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)

Nenhum comentário:

Postar um comentário