terça-feira, 11 de agosto de 2015

Anunciada automatização da Linha Sul durante visita de secretário das Cidades ao Metrofor

11/08/2015 - O Globo

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) recebeu nesta segunda-feira (10) a visita do secretário das Cidades do Ceará, Lúcio Gomes, que realizou a primeira reunião de trabalho com a Companhia. Lúcio foi recebido pelo presidente da Metrofor, Eduardo Hotz, e pela equipe de diretores da estatal, que apresentaram os projetos em curso e o cronograma de trabalho para os próximos meses. Entre as ações, foi detalhado o projeto de automatização da Linha Sul do metrô de Fortaleza, cuja contratação foi realizada em julho. "Foi uma reunião muito positiva e que faz parte de uma série de reuniões que estou fazendo com todas as vinculadas da pasta das Cidades. Assim como outros serviços que nós gerenciamos, o metrô sem dúvida é uma atividade de forte impacto na vida da população e essa reunião serviu para iniciar esse acompanhamento que será realizado constantemente", afirmou Lúcio, que tomou posse no cargo no início do mês.

R MetroforA automatização da Linha Sul consiste na implantação do Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Tráfego e Energia, que será fornecido e implantado pela empresa MPE Engenharia e Serviços Ltda, ao valor global de R$ 125,6 milhões, que são compostos por recursos do Governo do Estado (21,79%) e da União (78,21%). A ordem de serviço foi assinada no dia 17 de julho e o prazo de execução é de dois anos e meio. "Esse sistema controla, por computador, todos os sistemas operacionais e de segurança da linha metroviária. É um sistema essencial. Ele permite que os trens andem na sua velocidade comercial mais adequada, que atendam à sua programação de trabalho; o sistema ainda permite o menor intervalo possível entre os trens, com a máxima segurança", pontua Eduardo Hotz. "O encontro com o secretário foi altamente produtivo e fundamental para as melhorias no serviço que serão implantadas", completou o presidente do Metrofor

O Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Tráfego e Energia é o módulo que permitirá o alcance das capacidades máximas da Linha Sul do metrô de Fortaleza. Ele é composto por um conjunto de equipamentos e softwares capazes de monitorar e controlar automaticamente diversos parâmetros operacionais do metrô. Por isso, esse sistema permitirá o aumento do número de trens elétricos em operação, bem como o aumento da velocidade. Em conjunto com outros módulos, o sistema viabilizará a redução do tempo médio de espera por trens nas estações, que deve cair dos atuais 20 minutos, para até 6 minutos, quando a execução chegar à totalidade. Com isso, haverá uma ampliação significativa na capacidade de transporte de passageiros do metrô de Fortaleza. Além de Lúcio, Hotz e os diretores da Metrofor, participaram da reunião o secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Quintino Vieira, e o secretário executivo da pasta, Ronaldo Borges.

Saiba mais:

No início de julho, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) assinou ordem de serviço para outro importante sistema que faz parte dos aprimoramentos da Linha Sul.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SISTEMA DE SINALIZAÇÃO E CONTROLE DE TRENS, TRÁFEGO E ENERGIA DA LINHA SUL

· Manter uma contínua supervisão da velocidade máxima de operação permitida em cada trecho da via, e impedir que os limites sejam ultrapassados. Com o sistema funcionando plenamente, será possível operar as TUEs (trens unidades elétricas) em até 80 km/h. O limite atual é de 70 km/h.

· Monitorar a distância entre os trens, durante a operação.

· Alinhamento e autorização de rotas dos trens, que será feito a partir do Centro de Controle de Operações (CCO) e dos postos de controle local, com cancelamento automático após a passagem dos trens.

· Bloquear a autorização de eventuais rotas conflitantes.

· Fornecer continuamente aos operadores informações sobre o controle das linhas, tanto em termos de tráfego como de alimentação elétrica.

· Realizar automaticamente a mudança de trilho, através das máquinas de chave eletromecânicas.

· Autonomia total para frear o trem em caso de necessidade.

Assessoria de Comunicação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor
Pedro Alves / (85) 3101 7115 ou 99604 7697
imprensa@metrofor.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário