quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Estações do metrô de Fortaleza estão sem informações de horários

22/10/2014 - O Povo - Fortaleza

Há mais de uma semana, chegar às estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e descobrir o horário do próximo trem é tarefa que depende de informações dadas pelos funcionários. As tabelas com a previsão de chegada dos trens foram retiradas dos painéis informativos. Na manhã de ontem, a chegada dos trens diferiu até 15 minutos dos dados disponíveis no site do Metrofor, segundo presenciou a reportagem do O POVO. Usuários relatam atrasos maiores no cotidiano.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Metrofor, a linha ganhou um trem no dia 13 de outubro. Eram três veículos no início da operação comercial (no dia 1º de outubro), e a tabela de horários previa 27 minutos de espera. Agora, são quatro trens e espera de 20 minutos. Uma diminuição de sete minutos entre as viagens que alterou a tabela. Por isso, as informações foram retiradas das estações e não há previsão de quando será disponibilizada nova tabela, tanto no site quanto nas estações.

Apesar disso, o Metrofor informa que os novos horários estão sendo cumpridos. Na manhã de ontem, O POVO percorreu a linha e observou que os trens passavam até 15 minutos antes do previsto na tabela antiga. Mas o intervalo entre dois trens do mesmo sentido chegou a 28 minutos. Na estação Parangaba, um trem partiu às 10h12min em direção a Pacatuba e o seguinte saiu às 10h40min.

Segundo um dos funcionários da linha, que preferiu não se identificar, não há como ter certeza dos horários pois, conforme ele, não é todo dia que os quatro trens estão em atividade. O leitor que sugeriu esta reportagem, Haroldo Barbosa, contou ter recebido informação semelhante de um dos funcionários: na manhã da última sexta-feira, 17, eram apenas três veículos. Ele havia esperado até 7h45min o trem na estação Aracapé previsto para as 7h22min (conforme a tabela do site). A assessoria confirma a parada de um dos trens na tarde do dia 16 para manutenção de uma das portas, problema que teria sido resolvido no mesmo dia.

Para o vendedor Paulo Lopes, 57, o atraso de alguns minutos não incomoda. Para ir do Maracanaú ao Benfica, ele antes levava mais de uma hora de ônibus. Agora, comemora poder fazer o percurso em 20 minutos. "Dá para esperar. A rapidez, o preço e a comodidade compensam". Ele só espera que a linha funcione até as 21 horas. A assessoria do Metrofor informa que não há previsão de estender o horário, que atualmente vai das 6h30min às 19 horas, de segunda a sábado.

A Linha Sul está em operação comercial desde o início de outubro, com passagens a R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia). Foram 11,5 mil passageiros no primeiro dia (1º de outubro). Desde então, a linha já recebeu até 20 mil pessoas por dia. A expectativa, segundo a assessoria do órgão, é de alcançar a marca de 22 mil usuários hoje, dia em que a operação completa três semanas.

Serviço

Linha Sul do Metrofor

Para mais informações, acesse: Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário