quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estações da linha sul do metrô de Fortaleza devem sair em julho

06/06/2013 - O Povo

Novas estações Chico da Silva e José de Alencar, as últimas da linha sul do metrô, integram o sistema metroferroviário em implantação no Ceará

As duas estações finais da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, a Chico da Silva e José de Alencar, serão inauguradas no próximo mês de julho. O anúncio foi feito na terça-feira (4), durante o segundo dia de reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp).

A linha faz parte do sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro a Edson Queiroz), Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, Metrô do Cariri e Metrô de Sobral.

Segundo o Governo do Estado do Ceará, a Linha Sul funciona da estação Carlito Benevides, em Pacatuba, até a estação São Benedito, localizada no Centro de Fortaleza, transportando cerca de 7 mil pessoas por dia, em operação assistida de segunda a sexta-feira das 8 horas às 12 horas. Com a inclusão das duas estações no itinerário de circulação dos trens unidades elétrica (TUEs), o percurso total de 24,1 quilômetros da Linha Sul está sendo entregue à população.

Já a José de Alencar é a penúltima parada do trajeto, estando localizada entre a praça homônima e a da Lagoinha, na Rua 24 de Maio. O acesso para a estação, que é subterrânea, será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Com o início da operação comercial e a integração plena de todos os modais (como ônibus, por exemplo), a previsão é que este seja o ponto mais movimentado de toda a linha, estimando-se o trânsito de 120 mil pessoas por dia, por se tratar de uma região que possui um vasto cenário comercial dentro da Capital.

Quanto à Chico da Silva, estação derradeira, a sua maior movimentação será atingida quando esta se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pela Rua Padre Mororó com Rua Castro e Silva.

A via começou a ser construída em janeiro de 1999, mas somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por 58% de todos os investimentos feitos: R$ 1,8 bilhão. Nesse período, foram garantidos investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek, que hoje estão com um avanço de mais de 30% nas obras civis.

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