quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Metrofor registra novo atraso nas obras da Linha Sul

09/01/2013 - Diário do Nordeste

Em 2012, a expectativa era de que a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), que liga Pacatuba ao Centro da Capital, ficasse totalmente pronta até dezembro. Porém, agora, esse prazo foi estendido até o fim de fevereiro ou inicio de março. Os dois meses de atraso são devido à demora da construtora responsável pela execução das obras das estações José de Alencar e Chico da Silva, no Centro.

De acordo com a assessoria de comunicação do Metrofor, as obras das duas estações que receberão os passageiros sofreram atrasos corriqueiros que são considerados normais. Além disso, o percurso dessa linha está sendo eletrificado. Por causa disso é necessário parar a obra para que não aconteça nenhum acidente. Esse foi mais um motivo para o atraso ser ainda maior.

Outro problema é que esse trabalho de eletrificação do percurso atrasou a manutenção preventiva, que está sendo realizado desde o último dia 24 quando a operação assistida foi paralisada nas estações que já estão devidamente prontas.

A assessoria acrescentou que a obra civil das duas construções já estão mais de 90% adiantadas. Dessa forma, a expectativa é de que tudo seja concluído até o inicio do mês de março. Essa também é a data em que o contrato com a construtora responsável pelas obras chegará ao fim.

Já as estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, nos bairros Montese e Porangabussu, respectivamente, serão inauguradas somente em 2014, pois, hoje, estão com apenas 20% da produção concluída. Os dois equipamentos não estavam previstos no projeto original e foram incluídos devido a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014 em Fortaleza.

Operação comercial

A operação comercial do metrô de Fortaleza deverá iniciar no meio do ano, informou a assessoria. Até agora, o órgão classifica a operação assistida como excelente. As pessoas quem moram ou trabalham próximo as obras da estação José de Alencar não acreditam que até março ela estará pronta para receber os passageiros. "Até agora estou achando essa construção muito lenta. Por isso, não acredito que ficará pronta tão rapidamente", disse o autônomo George Viana.

Para ele a inauguração do equipamento será um verdadeiro sonho realizado. "Faz tanto tempo que a gente houve falar nessas obras que nem acredita que vai ter o metrô tão perto de casa", comentou o autônomo.

Atualmente, a Linha Sul tem funcionado somente até a estação São Benedito, que fica entre a Avenida Tristão Gonçalves e a Rua Clarindo de Queiroz, inaugurada no dia 24 de outubro do ano passado. A Linha, que terá 20 estações, receberá total de 20 trens, que formarão dez composições de 80 metros, cada. O investimento do percurso total na está orçado em R$ 1,7 bilhão.

Estimativa

90% das obras das estações José Alencar e Chico da Silva, no Centro, já estão prontas, segundo o Metrofor. O trecho faz parte da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

Fonte: Diário do Nordeste/CE
Publicada em:: 09/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário