sábado, 19 de novembro de 2011

Cid Gomes viaja em busca de novas parcerias e equipamentos

18/11/2011 - O Povo

O governador vai à Europa ver o funcionamento de um equipamento para a Linha Leste do Metrofor. Pretende também ir a outros países em busca de parcerias

O primeiro trecho do Metrô de Fortaleza (Metrofor) ainda nem está pronto e já corre o curso da sua ampliação. Prova disso é a visita do governador Cid Gomes a República Tcheca, para conhecer a máquina escavadeira schilt – conhecida como “tatuzão” -, que será utilizada na Linha Leste do transporte urbano.

O equipamento já foi visto em ação pelo presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, em visita técnica à fábrica na Europa. Segundo Fortes, a máquina perfura o túnel e, ao mesmo tempo, reveste de concreto as paredes. Faz a perfuração com diâmetro de cerca de sete metros, disse.

O “tatuzão”, no valor de 26 milhões de euros, pode trabalhar 24 horas por dia e perfurar 500 metros por mês, conforme informações da assessoria de imprensa do Metrofor.

A Linha Leste tem previsão de investimento da ordem de R$ 3,3 bilhões e irá ligar o Centro ao Fórum Clóvis Beviláqua. Diferentemente da linha Sul, será totalmente subterrânea. Pelo projeto, a Linha Leste ficará 30 metros abaixo das ruas.

As obras civis da Linha Sul estão 95% concluídas. O trecho ligará o Centro a Pacatuba. São 24,1 quilômetros de extensão em via dupla, com 18 quilômetros de superfície, 3,9 quilômetros de subterrâneo e 2,2 quilômetros em elevado. A obra consome, até agora, R$ 1,705 bilhão. A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano. Até o fim de 2012, devem ter início os testes com passageiros e a operação comercial. Em 2013, serão feitos os ajustes finais.

Cid parte à Europa hoje e, além de assuntos do metrô, vai visitar países participantes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, para apresentar os serviços de hospedaria e atrativos turísticos do Ceará. O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, acompanha o líder do executivo estadual.

Garantir recursos
Para tentar garantir recursos de algumas obras, Cid Gomes esteve ontem em Brasília para uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. O encontro, no entanto, não aconteceu, porque a agenda da presidente está direcionada para tratar assuntos ligados ao Ministério dos Transportes, que responde a denúncias.

O governador, então, teve um encontro com a ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, a quem apresentou os projetos estruturantes do Estado, como a Transposição das Águas do Rio São Francisco, Cinturão das Águas, Refinaria Premium II e Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Houve um complicado e burocrático processo de retomada do Metrofor. Agora, as condições políticas e econômicas são favoráveis para que os fortalezenses possam ver o trânsito pela cidade ficar menos caótico.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ec...pamentos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário