terça-feira, 21 de junho de 2011

Transtornos históricos durante as obras do Metrofor

18/06/2011 - O Povo

As obras do Metrofor na Linha Sul seguem com uma séries de transtornos. Foram várias as interdições e os problemas enfrentados desde 1999, no governo de Tasso Jereissati.No ano do início das obras, o valor total do metrô era de 320 milhões de dólares (equivalente hoje a aproximadamente R$ 508 milhões). Com os entraves e atrasos, o custo passou para R$ 1,7 bilhão.

No governo Cid Gomes, aconteceram os três maiores entraves. O primeiro, em 2008, com a previsão de demolição da Estação da Parangaba. Na época, a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), hoje Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), interveio e tombou o equipamento. O Governo do Estado, então, precisou afundar em três metros e meio a estação, para preservá-la.

Os outros dois transtornos tiveram relação com a estação da praça José de Alencar. Um tradicional prédio, o edifício Philomeno Gomes, antigo Lord Hotel, ameaçava cair à medida que o túnel era cavado. A Secretaria de Infraestrutura começou as obras de revitalização.

A segunda obra previa a demolição do Beco da Poeira. A Prefeitura de Fortaleza realizou a remoção dos permissionários para a avenida do Imperador. (AF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário