sexta-feira, 24 de maio de 2013

Desponta a Linha Leste

24/05/2013 -Diário do Nordeste - Fortaleza

EDITORIAL

O processo de licitação desencadeado na Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado, prenuncia o início de um dos maiores investimentos no setor dos transportes públicos para ampliar a malha do trem metropolitano de Fortaleza. Com obras calculadas em R$ 2,5 bilhões, a Linha Leste do metrô, com 12,4 quilômetros de extensão, será totalmente subterrânea.

O empreendimento, dos maiores até hoje projetados, se juntará às linhas sul, para Maracanaú; oeste, para Caucaia; e ao ramal Parangaba-Mucuripe, em fase de implantação. A Linha Leste ligará o Centro da cidade ao Fórum Clóvis Beviláqua, no Bairro Edson Queiroz, oferecendo 12 estações subterrâneas, de superfície e elevadas, na Aldeota e Cocó. Espera-se que os trabalhos sejam planejados de forma a não agravar os problemas de trânsito já difíceis no seu traçado.

Nas maiores metrópoles do mundo, o transporte de massa é liderado por trens metropolitanos. Londres, Nova York, Paris, Berlim, Moscou, Cidade do México, Buenos Aires, Tóquio e Pequim encontraram nesse meio de transporte a solução para o deslocamento de sua população.

A preferência pelo veículo metropolitano se deve à rapidez, eficiência e transporte em grandes quantidades, desobstruindo os sistemas viários e os espaços urbanos. No Brasil, a primeira experiência começou com a Prefeitura de São Paulo, na década de 70, levando longo tempo para sua realização.

Em seguida, veio o metrô do Rio de Janeiro, mais célere no seu cronograma de execução, mas, sem alcançar ainda as áreas mais carentes de transportes públicos do entorno da cidade. Duas outras experiências no modal foram implantadas, com sucesso, no Recife e em Belo Horizonte, explorando as antigas vias dos trens da Rede Ferroviária Federal.

O emprego de Veículos Leves sobre Trilhos, de menor custo quando comparados com os vagões tradicionais dos trens metropolitanos, viabilizou a utilização das estradas de ferro, mediante a cobrança de tarifas compatíveis com o poder aquisitivo de seu público-alvo. Os VLTs, de fato, deslocam trabalhadores residentes nas áreas periféricas para seus empregos nos centros das capitais.

O trem urbano leva vantagens sobre qualquer outro modal de transporte de passageiros, pela exclusividade no uso das linhas, velocidade constante e número elevado de passageiros. Os metrôs bem administrados conseguem manter os horários prefixados porque os trens circulam em vias exclusivas.

Em Fortaleza, o transporte por trens urbanos nunca mereceu atenções especiais por parte da antiga Rede de Viação Cearense e, posteriomente, a Rede Ferroviária Federal. Apenas dois ramais preservaram, por longo tempo, a programação de trens de passageiros ligando a Estação João Felipe às gares de Maracanaú e Caucaia, num raio de 25 km.

No curso do tempo, a cidade de Maranguape mereceu um ramal adicional, ligando-a a Maracanaú. O fluxo de passageiros e o volume de cargas transportadas foram considerados economicamente abaixo dos custos operacionais dos poucos trens programados.

Quando ressurgiu o plano do Metrofor, há 15 anos, a preocupação primeira foi a de preservar esses dois destinos. A Linha Leste vai operar na região com os maiores índices de crescimento, comércio pujante, mercado imobiliário aquecido e a multiplicação de centros de serviços. Também desafogará uma das regiões de maior congestionamento de trânsito, com saída para as praias turísticas do litoral leste

terça-feira, 21 de maio de 2013

Estado licita Linha Leste do Metrofor

21/05/2013 - Diário do Nordeste

Enquanto a população de Fortaleza aguarda, há mais de dez anos, o pleno funcionamento da Linha Sul do Metrofor, - ainda sem data oficial para começar a rodar comercialmente, - o governo do Estado realiza, às 9h30, de hoje, na Comissão Central de Concorrências, na Procuradoria Geral (PGE), a licitação da Linha Leste,- a maior e mais complexa já realizada nos últimos 20 anos. Orçado ao preço máximo de R$ 2,5 bilhões (apenas as obras civis), o novo ramal ferroviário terá 12,4 quilômetros de extensão e irá interligar o Centro da cidade ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz.

Fonte ligada ao setor da construção pesada avalia que, diante da dimensão e do valor da obra, pelo menos cinco consórcios, com cerca de 15 grandes e médias empreiteiras, participarão do processo licitatório. Há empresários, no entanto, reclamando que a licitação deveria ser prorrogada, alegando dificuldades para obtenção de informações mais detalhadas.

As empresas participantes do processo licitatório deverão apresentar os documentos de habilitação e suas propostas de preços. Recebidos os documentos, a Comissão fará a análise da habilitação e consequente verificação da documentação das empresas ou consórcios, abrindo o prazo de recursos para contestações. Concluída essa fase, será marcada a data de abertura das propostas de preços.

Máquinas em testes

Se tudo transcorrer bem no pregão, a previsão da Seinfra é que as obras de perfuração dos dois túneis, sob a Avenida Santos Dumont, sejam iniciadas no segundo semestre deste ano. Para tanto, o governo estadual aguarda, para julho próximo, a chegada de duas, das quatro tuneladoras (tatuzões), bem como de equipamentos auxiliares à perfuração e construção dos túneis.

As máquinas, que estavam previstas para chegar este mês, custaram ao contribuinte cearense R$ 128,2 milhões. Segundo a Seinfra, as duas primeiras tuneladoras já estão prontas para testes, na fábrica, previstos para o período de 27 deste mês a 14 de junho próximo. Em seguida, os equipamentos serão embarcados para o Brasil, devendo chegar ao Porto do Pecém no fim do mês de julho.

Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora de licitação em maio de 2012. Ainda segundo a Seinfra, já estão no terminal portuário do Pecém as formas e equipamentos auxiliares para uma das duas fábricas de anéis, que serão utilizados na construção dos túneis da Linha Leste.

Os anéis darão sustentação aos túneis, à medida em que forem sendo escavados. A Seinfra garante que, com o uso dos "tatuzões", o impacto das obras de escavação será "praticamente nulo, uma vez que os túneis terão entre 15 e 30 metros de profundidade".

Eletricidade

Sem um sistema de energia disponível que permita alimentar as máquinas dentro dos túneis, a Seinfra lançou, no início deste mês, um edital para a contratação de usinas termelétricas para gerar a energia necessária ao funcionamento das tuneladoras. Conforme o edital, as usinas serão adquiridas "com recursos orçamentários oriundos do tesouro Estadual, no valor estimado de R$ 93.888.303,45". A sessão pública para a apresentação das propostas está marcada para o dia 6 de junho vindouro.

Mobilidade

A nova linha do metrô de Fortaleza, terá 12 estações: Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson Queiroz. Além dessas, o novo ramal será integrado às Linhas Oeste e Sul, na estação central Chico da Silva e ao ramal Parangaba-Mucuripe, e aos terminais de ônibus.

A Linha Leste integra o Programa "Mobilidade Grandes Cidades", do Governo Federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2 bilhões à obra. O Governo cearense investirá mais R$ 1,43 bilhão, para aquisição do material rodante e sistemas e na operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos também serão usados para projetos, administração da obra, desapropriações e remoção de interferências. O equipamento será operado com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Estação da Linha Leste do Metrofor ganha área


14/05/2013 - Diário do Nordeste

Três empresários ofereceram terreno para governo, o qual diz que não terá de gastar com as desapropriações

Uma semana antes de iniciar a licitação para as obras da linha leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor), o governador Cid Gomes anunciou ontem, pelo microblog Twitter, a proposta de três empresários para a construção de um "edifício garagem/comercial", sobre uma das 11 estações, na confluência da Avenida Santos Dumont (por onde segue o metrô) com as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante.

Governador Cid Gomes anunciou o edifício na manhã de ontem pelo microblog Twitter, onde postou a foto do prédio apresentada Foto: Divulgação

"A estação funcionará em baixo deste edifício e o Estado não terá que gastar nenhum centavo com desapropriação. Todos ganham...", postou Cid Gomes na manhã de ontem, sem revelar o nome dos três empresários envolvidos no negócio.

O acordo

A proposta em análise, de acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE), é de o governo do Estado usar o subsolo do terreno em questão para construir a Estação Nunes Valente e, sobre ela, os proprietários da área fazerem o prédio. Sem muitos detalhes fornecidos, o acordo parece estar fechado, pois já possui até maquete do prédio. "A ideia é viável e pode servir de exemplo para outras estações da Linha Leste do Metrô de Fortaleza", sugeriu o titular da Seinfra-CE, Adail Fontenele.

O interesse dos empresários no negócio, segundo consta para o gestor, está na futura movimentação, prevista pelo Estado, que chega a estimar o fluxo de 400 mil pessoas, diariamente, neste trecho do Metrofor.

Urgência na construção

Orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões, a Linha Leste possui extensão de 12,4 km (do Centro ao Edson Queiroz), já conta com R$ 2 bilhões garantidos pela Caixa e governo federal (fora contrapartida de R$ 1 bilhão do Estado) e terá o edital lançado no dia 21.

"Esta é a maior licitação que o governo vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece de imediato", ressaltou. (www.facebook.com/nf365)

Fonte: Diário do Nordeste 

domingo, 12 de maio de 2013

Metrofor tem investimento previsto de R$ 91 mi neste ano

25/04/2013 - Diário do Nordeste

O Governo Federal deverá aportar na obra do metrô da Capital, em 2013, um montante de R$ 76,9 milhões

Com previsão de término das primeiras 18 estações no próximo mês, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro da Capital, tem previstos R$ 91,3 milhões em recursos a serem aplicados neste ano de 2013. Além destes, uma suplementação de R$ 190,2 milhões deverá ser licitada ainda este ano, sendo que o funcionamento assistido da linha não dependerá destes recursos, conforme garante a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

O Metrofor é uma obra que vem sendo tocada há mais de uma década na Capital cearense, mas é reconhecidamente um meio de transporte que irá melhorar a condição de ir e vir do fortalezense . FOTO: ALCIDES FREIRE

O Governo Federal deverá aportar na obra, em 2013, um montante já garantido de R$ 76,9 milhões, e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), outros R$ 14,3 milhões, totalizando os R$ 91,3 milhões programados.

"O Governo do Estado, já aportou todos os Recursos previstos em convênio até 31 de dezembro de 2010, faltando apenas o aporte de Recursos do financiamento com o BNDES", afirma o Relatório da Administração do Metrofor, que apresenta as demonstrações contábeis da companhia.

Destino dos recursos

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, estes recursos serão utilizados nas seguintes ações: obras civis para conclusão do trecho subterrâneo; sistemas fixos, como energia catenária (distribuição e alimentação elétrica da ferrovia), oficina, ventilação dos túneis e subestação da estação de São Benedito (localizada no Centro, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz) e do Centro de Controle Operacional (CCO); obras de emboque do túnel e sistema de irrigação das estações de passageiros.

Complementação

Os recursos complementares para o Metrô de Fortaleza já foram solicitados ao Ministério das Cidades. Serão R$ 148,4 milhões provenientes da União e os R$ 41,7 milhões restantes de contrapartida do Estado, totalizando os R$ 190,2 milhões.

Estes recursos são destinados aos sistemas de sinalização, telecomunicações e parte da oficina, necessários para a operação comercial da linha, mas não ainda à assistida. "A suplementação deve ser licitada este ano, sendo que o funcionamento da Linha não fica comprometido", explicou o Metrofor, por meio de sua assessoria de imprensa.

No ano passado, o governo federal liberou R$ 16,9 milhões para a linha, valor aplicado no pagamento de despesas com obras civis, sistemas fixos, gerenciamento, supervisão de obras civis, de material rodante e sistemas fixos. O governo estadual liberou, no período, outros R$ 2,2 milhões para obras complementares na Rua Ouro Branco, contorno rodoviário próximo ao centro de manutenção e sistema de drenagem, de corrente de fuga. Já o BNDES aplicou mais R$ 18,0 milhões em obras civis, remoções de interferências, desapropriações e aluguéis necessários à implantação do projeto.

Investimentos e prejuízos

Os investimentos totais do Metrofor (todas as linhas, além dos metrôs do Cariri e de Sobral), em 2012, foram de R$ 190,3 milhões, valor inferior ao de 2011, quando foram aportados R$ 246,5 milhões. A Companhia, neste período, também duplicou o prejuízo anual, passando de R$ 20,4 milhões em 2011 para R$ 42,4 milhões em 2012.

Cariri e Sobral

A companhia, que é responsável também pelos metrôs do Cariri e de Sobral, informa, em seu relatório de administração, que, neste primeiro, foram transportados 265,5 mil passageiros no ano passado, gerando uma média de mil passageiros por dia. "Com relação ao Metrô de Sobral estamos dando continuidade na execução das obras civis e na fabricação dos VLT´s, com data de implantação prevista para meados de 2013", diz o documento.

O Metrô de Sobral contará com investimentos de R$ 91,9 milhões, sendo R$ 21,7 milhões oriundos do governo federal e R$ 70,2 milhões do Governo do Estado. O sistema irá contar com cinco VLTs, fazendo um trajeto de 13,1 quilômetros de via, através de 11 estações.

Operação assistida de toda Linha Sul em julho

A operação assistida de todo o trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, isto é, a fase de testes do equipamento, deverá ser iniciada em julho próximo. A operação comercial, entretanto, não possui data definida para início, mas projeta-se que esta fase ocorra no 2º semestre desse ano.

No momento, o metrô funciona em operação assistida das estações Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) à São Benedito, com cinco TUE´s (Trem Unidade Elétrica), somente das 8h às 12h, com transporte gratuito de passageiros. Até maio, serão finalizadas as obras das estações José de Alencar (na praça de mesmo nome) e Chico da Silva (na Praça da Estação).

A partir de julho, começará a operação, também assistida, até a Chico da Silva, completando todo o trajeto. A operação comercial, quando começarão a ser cobradas passagens e com funcionamento durante todo o dia, ainda está indefinida.

Para isso, serão necessárias as intervenções a serem realizadas com os recursos complementarem ainda a serem licitados.

As duas outras estações que foram incluídas posteriormente, a Juscelino Kubitschek (depois da Parangaba) e Padre Cícero (depois de Porangabuçu), continuarão em obras, que avançam em 30%, atualmente.

A Linha Sul percorrerá, em todo seu trajeto, uma distância de 24,1 quilômetros.

Bilhetes

O valor do bilhete que será cobrado aos passageiros do Metrô de Fortaleza ainda não está fechado. A previsão, apontada pelo Metrofor, é implantar, neste ano, a Bilhetagem Eletrônica e a Integração do Transporte Público, contemplando a integração do metrô com os demais modais de transportes públicos da RMF. No momento, os editais de bilhetagem estão em análise pela equipe técnica da Prefeitura.

Linha Oeste

A Linha Oeste, formada pelos trens que levam de Caucaia ao Centro da cidade, já teve sua remodelação concluída, no valor total de R$ 125 milhões.

Deste valor, entretanto, ainda estão sendo pagos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) novos adquiridos para a via.

A Linha Oeste transportou 3,3 milhões de passageiros em 2012, perfazendo uma média aproximada de 15 mil passageiros por dia útil, número que, de acordo com a diretoria do Metrô, representa um equilíbrio em relação ao ano anterior. (SS)

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ceará licita usinas termelétricas para obras do metrô

04/05/2013 - Diário do Nordeste

O governo do Estado pretende contratar usinas termelétricas para gerar a energia necessária ao funcionamento das tuneladoras - máquinas conhecidas como "tatuzão" - que serão usadas nas obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Nesta semana, a administração estadual lançou um edital para licitação referente à contratação de empresa que cuide do "fornecimento, instalação, operação e manutenção de usinas termelétricas".

Conforme o edital, as usinas serão adquiridas "com recursos orçamentários oriundos do tesouro estadual, no valor estimado de R$ 93.888.303,45". A sessão pública para a apresentação das propostas está marcada para o dia 6 de junho.

Expectativa

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a intenção do órgão é iniciar as obras da Linha Leste no próximo semestre. Desse modo, justifica a secretaria, a expectativa é começar a montar as termelétricas ainda neste semestre.

A conclusão dos serviços, porém, deverá ficar apenas para o próximo ano, uma vez que o edital publicado para a contratação das usinas apresenta um prazo de 18 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço, para a finalização de todas as intervenções requeridas.

Especificações

Conforme o documento publicado pela Seinfra, as térmicas abastecerão quatro tuneladoras com 6,92 metros de diâmetro de escavação e velocidade de avanço de 80 milímetros por minuto. Das quatro máquinas que farão o serviço, duas deverão chegar em julho próximo, enquanto as duas restantes têm previsão de chegada para setembro deste ano. Os equipamentos foram adquiridos por R$ 128,2 milhões - por meio de licitação pública -, da empresa americana Robbins, a quem caberá também fazer a montagem deles.

Orçamento

A Linha Leste irá interligar o Centro de Fortaleza ao Fórum Clóvis Beviláqua, tendo seu projeto orçado em R$ 3,43 bilhões. O trajeto terá 13 quilômetros de extensão e passará por diversos bairros, contando com 11 estações. Ela estará interligada às linhas Oeste e Sul, através da estação central Chico da Silva.







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06/05/2013 - Folha de SP

Copa das Confederações ocorre de 15 a 30 de junho em seis cidades. Estádio Castelão está pronto, mas obras de mobilidade estão na metade

Adriano Queiroz

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em entrevista
créditos: Rádio Verdes Mares

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, confirmou, na manhã deste sábado (04), que conseguiu recursos para construção de três novos sistemas de Bus Rapid Transit(BRTs), faixas exclusivas para ônibus.

O anúncio foi feito em entrevista ao apresentador Evandro Nogueira, no quadro Sem Pauta, do programa Sábado Show, daRádio Verdes Mares. Além dos novos BRTs, o gestor afirmou que vai concluir a finalização do BRT que liga os Terminais do Antônio Bezerra e do Papicu até março de 2014. As mudanças foram antecipadas pelo Diário do Nordeste, há dois meses.

Fazendo críticas à gestão anterior, o prefeito disse que "Fortaleza não tem um BRT. O que nós temos hoje é uma pinturazinha de azul num pedaço da Avenida Bezerra de Menezes, que dá prioridade ao ônibus, mas não resolve o problema.O BRT vai funcionar no canteiro central, não na mão lateral, porque isso traz prejuízo para a população e para o comércio".

Ainda segundo Roberto Cláudio, os recursos para os três novos BRTs, foram obtidos: "dois com oGoverno Federal e com o BNDES, e um que está sendo negociado nesse momento com o BID, mas já com o aceno favorável". Os novos BRTs são, respectivamente, um que vai ligar os Terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, outro que vai do Terminal do Siqueira até oCentro e um terceiro que liga o Terminal da Messejana também ao Centro.

"Isso não é só o BRT. Você alarga via, prepara calçamento, faz drenagem e passa o BRT. Todas essas intervenções incluem adaptações e melhorias nos terminais envolvidos. Esses três BRTS, são obras para os quatro anos. Nós temos que licitar alguns deles ainda, temos que iniciar as obras, mas com esses BRTS, nós mudaremos a velocidade de trânsito de ônibus na cidade", prometeu o gestor.

Metrofor tem investimento previsto de R$ 91 mi neste ano

06/05/2013 - Diário do Nordeste

Os recursos complementares para o Metrô de Fortaleza já foram solicitados ao Ministério das Cidades

Com previsão de término das primeiras 18 estações no próximo mês, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro da Capital, tem previstos R$ 91,3 milhões em recursos a serem aplicados neste ano de 2013. Além destes, uma suplementação de R$ 190,2 milhões deverá ser licitada ainda este ano, sendo que o funcionamento assistido da linha não dependerá destes recursos, conforme garante a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

O Governo Federal deverá aportar na obra, em 2013, um montante já garantido de R$ 76,9 milhões, e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), outros R$ 14,3 milhões, totalizando os R$ 91,3 milhões programados.

"O Governo do Estado, já aportou todos os Recursos previstos em convênio até 31 de dezembro de 2010, faltando apenas o aporte de Recursos do financiamento com o BNDES", afirma o Relatório da Administração do Metrofor, que apresenta as demonstrações contábeis da companhia.

Destino dos recursos

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, estes recursos serão utilizados nas seguintes ações: obras civis para conclusão do trecho subterrâneo; sistemas fixos, como energia catenária (distribuição e alimentação elétrica da ferrovia), oficina, ventilação dos túneis e subestação da estação de São Benedito (localizada no Centro, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz) e do Centro de Controle Operacional (CCO); obras de emboque do túnel e sistema de irrigação das estações de passageiros.

Complementação

Os recursos complementares para o Metrô de Fortaleza já foram solicitados ao Ministério das Cidades. Serão R$ 148,4 milhões provenientes da União e os R$ 41,7 milhões restantes de contrapartida do Estado, totalizando os R$ 190,2 milhões.

Estes recursos são destinados aos sistemas de sinalização, telecomunicações e parte da oficina, necessários para a operação comercial da linha, mas não ainda à assistida. "A suplementação deve ser licitada este ano, sendo que o funcionamento da Linha não fica comprometido", explicou o Metrofor, por meio de sua assessoria de imprensa.

No ano passado, o governo federal liberou R$ 16,9 milhões para a linha, valor aplicado no pagamento de despesas com obras civis, sistemas fixos, gerenciamento, supervisão de obras civis, de material rodante e sistemas fixos. O governo estadual liberou, no período, outros R$ 2,2 milhões para obras complementares na Rua Ouro Branco, contorno rodoviário próximo ao centro de manutenção e sistema de drenagem, de corrente de fuga. Já o BNDES aplicou mais R$ 18,0 milhões em obras civis, remoções de interferências, desapropriações e aluguéis necessários à implantação do projeto.

Investimentos e prejuízos

Os investimentos totais do Metrofor (todas as linhas, além dos metrôs do Cariri e de Sobral), em 2012, foram de R$ 190,3 milhões, valor inferior ao de 2011, quando foram aportados R$ 246,5 milhões. A Companhia, neste período, também duplicou o prejuízo anual, passando de R$ 20,4 milhões em 2011 para R$ 42,4 milhões em 2012.

Cariri e Sobral

A companhia, que é responsável também pelos metrôs do Cariri e de Sobral, informa, em seu relatório de administração, que, neste primeiro, foram transportados 265,5 mil passageiros no ano passado, gerando uma média de mil passageiros por dia. "Com relação ao Metrô de Sobral estamos dando continuidade na execução das obras civis e na fabricação dos VLT´s, com data de implantação prevista para meados de 2013", diz o documento.

O Metrô de Sobral contará com investimentos de R$ 91,9 milhões, sendo R$ 21,7 milhões oriundos do governo federal e R$ 70,2 milhões do Governo do Estado. O sistema irá contar com cinco VLTs, fazendo um trajeto de 13,1 quilômetros de via, através de 11 estações.

Operação assistida de toda Linha Sul em julho

A operação assistida de todo o trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, isto é, a fase de testes do equipamento, deverá ser iniciada em julho próximo. A operação comercial, entretanto, não possui data definida para início, mas projeta-se que esta fase ocorra no 2º semestre desse ano.

No momento, o metrô funciona em operação assistida das estações Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) à São Benedito, com cinco TUE´s (Trem Unidade Elétrica), somente das 8h às 12h, com transporte gratuito de passageiros. Até maio, serão finalizadas as obras das estações José de Alencar (na praça de mesmo nome) e Chico da Silva (na Praça da Estação).

A partir de julho, começará a operação, também assistida, até a Chico da Silva, completando todo o trajeto. A operação comercial, quando começarão a ser cobradas passagens e com funcionamento durante todo o dia, ainda está indefinida.

Para isso, serão necessárias as intervenções a serem realizadas com os recursos complementarem ainda a serem licitados.

As duas outras estações que foram incluídas posteriormente, a Juscelino Kubitschek (depois da Parangaba) e Padre Cícero (depois de Porangabuçu), continuarão em obras, que avançam em 30%, atualmente.

A Linha Sul percorrerá, em todo seu trajeto, uma distância de 24,1 quilômetros.

Bilhetes

O valor do bilhete que será cobrado aos passageiros do Metrô de Fortaleza ainda não está fechado. A previsão, apontada pelo Metrofor, é implantar, neste ano, a Bilhetagem Eletrônica e a Integração do Transporte Público, contemplando a integração do metrô com os demais modais de transportes públicos da RMF. No momento, os editais de bilhetagem estão em análise pela equipe técnica da Prefeitura.

Linha Oeste

A Linha Oeste, formada pelos trens que levam de Caucaia ao Centro da cidade, já teve sua remodelação concluída, no valor total de R$ 125 milhões.

Deste valor, entretanto, ainda estão sendo pagos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) novos adquiridos para a via.

A Linha Oeste transportou 3,3 milhões de passageiros em 2012, perfazendo uma média aproximada de 15 mil passageiros por dia útil, número que, de acordo com a diretoria do Metrô, representa um equilíbrio em relação ao ano anterior.

Fonte: Diário do Nordeste / CE