segunda-feira, 15 de abril de 2013

Metrô da linha Leste passa a custar R$ 3,43 bi

10/04/2013 - Intelog - Porto Alegre

Por Diário do Nordeste / CE

O metrô da linha Leste de Fortaleza tem novo orçamento. O valor total do projeto, incluindo a obras dos túneis subterrâneos, as estações, os trens e as máquinas tuneladoras etc., foi elevado de R$ 3,1 bilhões para R$ 3,43 bilhões, um reajuste de 10,64%, sobre o preço original do projeto, orçado em 2010.

O novo preço da linha Leste, que irá interligar o Centro de Fortaleza, via Avenida Santos Dumont, ao Fórum Clóvis Beviláqua, foi confirmado ontem, pelo secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele. Ele anunciou, também, para o dia 21 de maio próximo, a abertura da licitação reversa das obras de perfuração dos túneis, ao preço máximo de R$ 2,496 bilhões.

Reajuste

Segundo o secretário, "o preço (do metrô da linha Leste) foi reajustado, porque estava defasado". Conforme disse, o reajuste tem por base as tabelas de preços de obras e serviços da Seinfra, do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e do Manual de Custos Rodoviários do Dnit (Sicro), que também foram corrigidas monetariamente.

Conforme explicou Fontenele, do valor total do projeto, R$ 1 bilhão será bancado pelo Orçamento Geral da União (OGU), R$ 1,43 bilhão, financiados por meio de Parceria Público Privada (PPP) e R$ 1 bilhão, da Caixa Econômica Federal, recurso este sobre o qual o governador Cid Gomes, tratou ontem, pessoalmente, com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e com o vice-presidente para a Àrea de Governo da Caixa, José Urbano Duarte, em Brasília.

Tatuzões

De acordo ainda, com o secretário, o projeto do metrô da linha Leste já teria sido aprovado pelo Ministério das Cidades e já se encontra, em avaliação, na direção da Caixa, em Brasília. "Sempre que vai a Brasília, o governador procura acompanhar de perto a tramitação desse projeto", acrescenta uma fonte, próxima ao gabinete de Cid Gomes.

Apesar do empenho do governador cearense, Fontenele reconhece que a obra será um legado da atual administração para os sucessores de Cid Gomes. "Se tudo correr bem, será uma obra para seis anos, no mínimo. Para ser inaugurada pelo sucessor do governador Cid Gomes.

Quanto aos "tatuzões", as tuneladoras que irão perfurar os túneis sobre a Avenida Santos Dumont, o secretário informou que duas máquinas chegam em julho e outras duas, em setembro, próximos. "Nesse tempo, a gente espera que a licitação já tenha sido concluída", avalia.

Fontenele disse ainda, que o problema de geradores para alimentar de energia elétrica as tuneladoras nos 13 quilômetros de extensão dos túneis já estaria sendo resolvido. "A questão da energia já está resolvida. Estamos licitando geradores, que serão distribuídos ao longo da obra",explicou o secretário.

VLT em 2014

Com atraso de pelo menos um ano, as obras da linha férrea Parangaba-Mucuripe, por onde trilhará o VLT foram retomadas. "A parte de engenharia não nos preocupa. Em janeiro (de 2014) iremos fazer os testes com os trens, para operarmos comercialmente, em junho" (às vésperas da Copa), garante Fontenele.

Bloqueios para vans em bairros da Zona Sul começam na madrugada

13/04/2013 - O Globo

Prefeitura programa início da fiscalização a fim de impedir lotadas em 11 bairros

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
15/04/2013 - 06h00

Vans estão proibidas de circular em 11 bairros da Zona Sul a partir desta segunda-feira - Marcos Tristão / Agência O Globo
RIO - No primeiro dia de proibição da circulação de vans na Zona Sul do Rio, agentes da Coordenadoria de Transporte Complementar da Prefeitura começaram a montar os bloqueios em 24 pontos da região, pouco depois das 4h da manhã. Na autoestrada Lagoa-Barra, na descida do Elevado do Joá no sentido São Conrado, um bloqueio contava com homens da coordenadoria e uma viatura do Batalhão de Choque.

Por volta de 5h, duas vans foram paradas no local. Elas faziam o transporte de turistas que voltavam de um baile no Castelo das Pedras, em Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Segundo um dos agentes que estavam na operação, embora os veículos não façam transporte complementar de passageiros, e sim transporte de turistas, eles não apresentavam o contrato de locação entre a agência de turismo e a transportadora. Caso o documento não fosse apresentado. as vans seriam apreendidas. O guia de turismo da empresa Bea Local, Mauricio Taborda, reclamava da ação da prefeitura:

- Nós não fazemos lotada. Somos uma empresa de turismo. Acho falta de bom senso sermos parados pela fiscalização. O documento está sendo providenciado, mas é um transtorno para quem esta conhecendo a cidade.

Os acessos ao Aterro do Flamengo, ao Joá e ao Túnel Rebouças, entre outros 21 pontos espalhados pela Zona Sul, têm bloqueios e equipes de fiscalização da prefeitura desde a madrugada. O objetivo é fazer valer o decreto do prefeito Eduardo Paes que proíbe a circulação de vans em 11 bairros da região a partir desta segunda-feira. A medida, como já admitiu o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, deverá causar engarrafamentos. Para tentar reduzir o impacto no trânsito, motoristas deverão prestar atenção às orientações de painéis eletrônicos e agentes da CET-Rio. De acordo com a prefeitura, as equipes não têm hora para deixar as ruas.

A categoria promete reagir. De acordo com o site G1, cerca de 4,5 mil motoristas de vans pretendem paralisar as atividades hoje e acampar em frente ao Ministério Público, na Avenida Marechal Câmara, no Centro. Para evitar conflito com os fiscais, eles devem deixar as vans nas garagens.

As vans estão vetadas nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado. O prefeito Eduardo Paes negou que a implementação acelerada da regra tenha relação com o estupro de uma turista americana numa van irregular, no mês passado.

As exceções à nova norma são os veículos que já ligavam as favelas da Rocinha e do Vidigal a outras regiões da Zona Sul. Eles só poderão circular, porém, dentro de roteiros circulares predeterminados. Os motoristas que forem flagrados desrespeitando o decreto serão multados em R$ 1.250,98 e terão os veículos recolhidos a depósitos do Detro. Os passageiros que estiverem nos carros irregulares terão de descer e não serão reembolsados.

A nova regra não se aplica a vans credenciadas para fretamentos, como as que transportam passageiros de uma empresa ou turistas de agências de excursões, por exemplo. Os fiscais, contudo, orientam os motoristas a portar cópias dos contratos, que deverão ser apresentadas em caso de requisição. Além dos pontos fixos, a fiscalização ocorrerá em diversos trechos da Zona Sul por meio de agentes à paisana.

A prefeitura alega que a norma faz parte de um projeto do município para reorganizar o sistema de transportes. Posteriormente, haverá uma licitação de linhas de vans em regiões não atendidas por meios de massa (trens e metrô). As vans credenciadas também passarão a aceitar o bilhete único. A previsão é que a licitação na Zona Sul seja concluída em maio.

As operações começam na madrugada para tentar minimizar o impacto no trânsito disse o subsecretário de Fiscalização da Secretaria municipal de Transportes, Cláudio Ferraz.

De acordo com ele, os motoristas que antes atuavam pela Zona Sul podem cumprir outros roteiros enquanto as licitações não terminarem. O subsecretário considera as regiões do Itanhangá e da Leopoldina como os pontos mais críticos devido ao elevado número de veículos que fazem lotadas. Nessas áreas, a fiscalização será reforçada. Ferraz disse que ainda não há prazo para estender a proibição ao Centro.

A prefeitura não tem dados oficiais sobre o número de vans ou de passageiros que as utilizam na Zona Sul. O Sindivans-Rio, que representa a categoria, estima que cerca de 500 veículos prestem o serviço, transportando 100 mil usuários e gerando uma receita diária de cerca de R$ 500 mil. Para suprir o aumento da demanda, a Secretaria municipal de Transportes determinou às empresas de ônibus que reforcem em até 50% a frota de 13 linhas consideradas fundamentais.

As linhas regulares que já atendem a Zona Sul deverão manter toda a frota na rua. A exigência também é válida para os frescões. A concessionária que administra o metrô aumentou o número de bilheteiros e de agentes para tirar dúvidas de passageiros que não utilizam o sistema.

O diretor jurídico do Sindivans-Rio, Guilherme Biserra, disse que irá à Justiça para tentar suspender a proibição. Para o sindicato, Paes cometeu uma decisão equivocada:

A medida prejudicará os passageiros. E a decisão é incoerente porque a licitação ainda não acabou.

Além das alterações nas vans, os motoristas também devem ficar atentos ao primeiro dia útil das novas mudanças no trânsito provocadas pela obras do BRT Transcarioca (Barra da Tijuca-Aeroporto Tom Jobim) e do Porto Maravilha, que começaram anteontem.

No Centro, a Rua Visconde de Itaboraí, no trecho entre a Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, está interditada para as obras de um túnel do complexo viário que substituirá o Elevado da Perimetral. Apenas uma faixa ficará aberta para permitir o acesso ao 1º Distrito Naval. A Rua Primeiro de Março é a opção para quem deseja chegar à Visconde de Inhaúma.

domingo, 14 de abril de 2013

Em Fortaleza, Metrô da linha Leste passa a custar R$ 3,43 bi

11/04/2013 - Diário do Nordeste

O metrô da linha Leste de Fortaleza tem novo orçamento. O valor total do projeto, incluindo a obras dos túneis subterrâneos, as estações, os trens e as máquinas tuneladoras etc., foi elevado de R$ 3,1 bilhões para R$ 3,43 bilhões, um reajuste de 10,64%, sobre o preço original do projeto, orçado em 2010.

O novo preço da linha Leste, que irá interligar o Centro de Fortaleza, via Avenida Santos Dumont, ao Fórum Clóvis Beviláqua, foi confirmado ontem, pelo secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele. Ele anunciou, também, para o dia 21 de maio próximo, a abertura da licitação reversa das obras de perfuração dos túneis, ao preço máximo de R$ 2,496 bilhões.

Reajuste

Segundo o secretário, "o preço (do metrô da linha Leste) foi reajustado, porque estava defasado". Conforme disse, o reajuste tem por base as tabelas de preços de obras e serviços da Seinfra, do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e do Manual de Custos Rodoviários do Dnit (Sicro), que também foram corrigidas monetariamente.

Conforme explicou Fontenele, do valor total do projeto, R$ 1 bilhão será bancado pelo Orçamento Geral da União (OGU), R$ 1,43 bilhão, financiados por meio de Parceria Público Privada (PPP) e R$ 1 bilhão, da Caixa Econômica Federal, recurso este sobre o qual o governador Cid Gomes, tratou ontem, pessoalmente, com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e com o vice-presidente para a Àrea de Governo da Caixa, José Urbano Duarte, em Brasília.

Tatuzões

De acordo ainda, com o secretário, o projeto do metrô da linha Leste já teria sido aprovado pelo Ministério das Cidades e já se encontra, em avaliação, na direção da Caixa, em Brasília. "Sempre que vai a Brasília, o governador procura acompanhar de perto a tramitação desse projeto", acrescenta uma fonte, próxima ao gabinete de Cid Gomes.

Apesar do empenho do governador cearense, Fontenele reconhece que a obra será um legado da atual administração para os sucessores de Cid Gomes. "Se tudo correr bem, será uma obra para seis anos, no mínimo. Para ser inaugurada pelo sucessor do governador Cid Gomes.

Quanto aos "tatuzões", as tuneladoras que irão perfurar os túneis sobre a Avenida Santos Dumont, o secretário informou que duas máquinas chegam em julho e outras duas, em setembro, próximos. "Nesse tempo, a gente espera que a licitação já tenha sido concluída", avalia.

Fontenele disse ainda, que o problema de geradores para alimentar de energia elétrica as tuneladoras nos 13 quilômetros de extensão dos túneis já estaria sendo resolvido. "A questão da energia já está resolvida. Estamos licitando geradores, que serão distribuídos ao longo da obra",explicou o secretário.

VLT em 2014

Com atraso de pelo menos um ano, as obras da linha férrea Parangaba-Mucuripe, por onde trilhará o VLT foram retomadas. "A parte de engenharia não nos preocupa. Em janeiro (de 2014) iremos fazer os testes com os trens, para operarmos comercialmente, em junho" (às vésperas da Copa), garante Fontenele.

Por Carlos Eugênio
Informações: Diário do Nordeste

Licitação da linha leste do Metrofor já tem data marcada

14/04/2013 - Governo CE

A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. "Marcada para o dia 21 de maio a licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato", declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.

A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.

A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.


Máquinas tuneladoras
O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho.


Saiba mais
- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.

- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

- O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.

Fonte: Governo do Ceará

Licitação da linha leste do Metrofor já tem data marcada 14/04/2013 - Governo CE A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. “Marcada para o dia 21 de maio a licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão. A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont. Máquinas tuneladoras O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho. Saiba mais - O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999. - Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro. - O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade. - Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção. Fonte: Governo do Ceará

14/04/2013 - Governo CE

A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. "Marcada para o dia 21 de maio a licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato", declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.

A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.

A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.


Máquinas tuneladoras
O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho.


Saiba mais
- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.

- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

- O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.

Fonte: Governo do Ceará

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Obras na Linha Sul de Fortaleza ultrapassam prazos

07/04/2013 - Diário do Nordeste

As obras e a fase de testes no Linha Sul do Metrô de Fortaleza se estendem além do previsto. Em junho do ano passado, no primeiro trecho da Linha Sul, que vai de Pacatuba a Parangaba, foi iniciada a operação assistida, como também é definida essa etapa pela própria Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e na qual o serviço é gratuito. Em setembro do mesmo ano, a empresa anunciou o mês de dezembro de 2012 como prazo para conclusão das obras, assim como para o término dos testes.

Contudo, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza ainda não foi concluída e a operação assistida permanece. Já o novo prazo divulgado pelo Metrofor para conclusão das obras vai até o próximo mês. O valor futuro da tarifa ainda está indefinido.

Ao ser procurado pela reportagem para falar do assunto, o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, preferiu responder, via e-mail, através de sua assessoria de comunicação. Segundo o gestor, para que o percurso de 24,1 quilômetros na Linha Sul seja finalizado, falta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, localizadas no Centro da Capital. Os trechos da Estação São Benedito até Lagoinha e da Lagoinha até a Estação João Felipe foram concluídos e energizados, garantiu. Entretanto, as estações José de Alencar e Chico da Silva estão em fase de acabamentos.

"Ambas estações não foram entregues em dezembro porque as obras civis precisaram ser paralisadas no fim de 2012 por conta da energização da via", diz no e-mail, justificando que o prazo não foi cumprido em virtude do consórcio construtor ter tido atrasos e problemas com os fornecedores. Além disso, anuncia novo prazo para a finalização da obra: abril ou início de maio.

Previsão

O dirigente do Metrofor considera equivocado o questionamento de que operação assistida na Linha Sul, que ligará Pacatuba ao Centro de Fortaleza, também estava prevista para ser concluída até dezembro. A informação sobre a data, todavia, foi publicada pelo Diário do Nordeste na edição do dia 26 de setembro do ano passado.

"Divulgamos que a finalização da via seria em dezembro, mas não a finalização da operação assistida. O prazo para início da operação comercial sempre foi meados de 2013", respondeu.
Ainda através de sua assessoria de comunicação, explicou não ter sido estipulado valor tarifa do metrô. "Será cobrada tarifa quando começar a operação comercial", garante.

Atualmente, trafegam na Linha Sul cerca de 7 mil usuários ao dia. O metrô funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta.

Já a eletrificação da via da Linha Sul foi concluída, mas não a dos túneis, admitiu. Conforme o Metrofor, três trens estão operando, dois dos quais possuem três carros de passageiros e um conta com seis. Futuramente, a linha terá 25 trens, mas nem todos circularão ao mesmo tempo (alguns ficarão como reserva).

Recursos

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos governos federal e estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pelo Metrofor. Integra o sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro ao bairro Edson Queiroz) e Ramal VLT (veículo leve sobre trilho) Parangaba-Mucuripe.

A via começou a ser construído em janeiro de 1999. Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul.

Relatório

Por sua vez, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Soraia Victor, que também é engenheira civil, admite que tem feito cobranças a essa corte para que todas as grandes obras do Ceará passem por acompanhamento. Acrescentou, também, não ter visto relatórios sobre o Metrofor. "É um projeto muito grande, que tem prazos a serem cumpridos e que já vem de governos anteriores, com investimentos enormes e de muita repercussão no sistema viário", salientou.

Soraia Victor adiantou que não só o Metrofor, como o Castelão e o Centro de Eventos, dentre outros, precisam ser acompanhados. Ponderou que uma das dificuldades para isso seria o "pessoal insuficiente no Tribunal". Lembrou que no caso do Centro de Eventos falta ser concluída uma parte no serviço de eletrificação e a construção da passarela em frente ao equipamento, que é inclusive exigência do Ministério Público.