sábado, 19 de janeiro de 2013

Linha Sul do metrô de Fortaleza continua com funcionamento interrompido

09/01/2013 - Jangadeiro Online

Linha Sul e Metrô do Cariri pararam de circular no dia 24 de dezembro e voltariam a funcionar nesta segunda-feira (7)


Autor: Roberta Tavares | Postado em: 09 de janeiro de 2013 | Fonte: Jangadeiro Online

Mais de 600 mil pessoas já usaram a Linha Sul do metrô
créditos: Divulgação

Os trens unidade-elétrica (TUEs) da Linha Sul e o Metrô do Cariri seguem sem circulação até domingo (13), em razão da manutenção preventiva, de acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

As linhas pararam de circular no dia 24 de dezembro e voltariam a funcionar nesta segunda-feira (7); no entanto, o Metrofor informou que o prazo da finalização da manutenção teve de ser estendido.

Linha Sul
Mais de 600 mil pessoas já utilizaram a Linha Sul do metrô, que possui seis meses de funcionamento. O percurso vai desde o município de Pacatuba até o Centro de Fortaleza. A operação assistida ocorre das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, e é gratuita. As viagens da Estação Carlito Benevides (Pacatuba) até a São Benedito (Fortaleza) duram cerca de 35 minutos.

Confira as estações em operação assistida:
São Benedito: Avenida Tristão Gonçalves (próximo ao número 1700), esquina com Rua Clarindo de Queiroz
Benfica: Av. Carapinima nº 2087 – Benfica
Porangabussu: Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis – Porangabussu.
Couto Fernandes: Av. José Bastos, nº 4601 – Rodolfo Teófilo
Parangaba: Rua Dom Pedro II, 91 – Parangaba
Vila Pery: Rua Cônego de Castro, 1387 – Vila Pery
Manoel Sátiro: Rua Manoel Sátiro, 529 – Vila Manoel Sátiro
Mondubim: Rua Manoel Sátiro, 1159 – Mondubim
Esperança (antiga Conjunto Esperança): Av. Penetração Norte, 235 C. Esperança
Aracapé: Linha Férrea, 2611 – Aracapé
Alto Alegre: Linha Férrea, s/n – Alto Alegre
Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara): Av. Central, s/n – Acaracuzinho
Virgílio Távora (antigo Novo Maracanaú): Rua 20, – Novo Maracanaú
Maracanaú: Rua Henrique Mendes, s/n – Centro – Maracanaú
Jereissati: Linha Férrea S/N – Maracanaú
Carlito Benevides (antiga Vila das Flores): Rua 17, 01 Bom Futuro – Vila das Flores – Pacatuba

Metrô do Cariri
O Metrô do Cariri liga Juazeiro do Norte ao Crato em percurso feito por cerca de 40 minutos. O valor do bilhete é de R$ 1,00. Atualmente, o sistema transporta, em média, 1.400 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 19 horas, e aos sábados, das 6h às 14 horas.

População de Fortaleza se adapta ao metrô

15/01/2013 - Diário do Nordeste

Hoje se completam sete meses da inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que entrou em funcionamento com seus primeiros 15 quilômetros, de um percurso que compreende 24,1 quilômetros. Atualmente, a população utiliza 90% da obra de mobilidade, ou seja, exatos 22 quilômetros. Durante este tempo, muita coisa mudou no ir e vir daqueles que antes utilizavam o trem e, agora, andam de metrô.

O tempo é a principal delas. Antes, era escasso; agora, sobra. Pelo menos é o que tem acontecido na vida do auxiliar de produção Willame da Silva Lopes, 22 anos. "Moro no bairro Aracapé e, para qualquer lugar que eu pretendia ir, já sabia que levaria no mínimo 40 minutos. Mas, hoje, por exemplo, se eu e resolver ir para Parangaba, eu gasto somente dez minutos, o que antes chegava em meia hora".

Ele comenta que era criança quando ouviu falar que iriam construir um metrô em Fortaleza. "No meu imaginário de menino, aquilo tudo era muito moderno, tecnológico, e cheguei até a pensar que nunca ia sair. Como seria andar de metrô, alguém que só andava de trem? Achava algo surreal".

Porém, o tão esperado meio de transporte chegou, mesmo após 14 anos. E Willame relata que ficou surpreso com tanta rapidez no ir e vir, assim como a questão da segurança e conforto. "No trem, era tudo quebrado e calor. Hoje, faço uma viagem tranquila, claro que depende do horário, pois cedo é lotado".

Preocupação

Compartilha da mesma opinião do auxiliar de produção a representante de vendas Vera Castelo Branco, 42 anos. Entretanto, ela preocupa-se com a manutenção do metrô. "Por enquanto, tá tudo muito conservado por conta dos seguranças dentro das linhas, mas será que vai ser assim sempre?", indagou.

Outra questão a ser levantada por ela é em relação aos banheiros nas estações. "Eu trouxe minha filha e meu sobrinho para conhecerem o transporte, pois, para as crianças, isso é uma aventura. Foi bastante divertido, porém, sentiram vontade de urinar. Quando fui procurar, não havia nenhum banheiro", relata.

Sobre a questão, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) esclareceu, por meio de nota, que, em todo o mundo, as novas estações de metrô que são construídas não possuem banheiros abertos ao público. Isto porque foi constatado que estes espaços serviam mais à criminalidade do que ao seu propósito inicial. Já as estações de metrôs antigas possuem banheiros, porém privados e não coletivos/gratuitos.

Além disso, eles ressaltaram que o metrô é um local de passagem, como uma parada de ônibus, onde, no futuro, as pessoas não passarão mais de 15 minutos. O Metrofor salientou que nas estações da Linha Sul há banheiros para funcionários, que podem ser utilizados em casos de emergência por passageiros.

História

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

O metrô começou a ser construído em janeiro de 1999. Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica, chegando a 20 quilômetros.

Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza. Para que o percurso de 24,1 quilômetros seja finalizado, falta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. Ambas serão inauguradas até o início de março deste ano. No período que ficou em funcionamento, cerca de 580 mil pessoas usaram o equipamento.

Cariri

No Cariri, onde já ocorre a operação comercial, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram recolhidos para uma manutenção mais intensa. A via possui extensão de 13,6 quilômetros. No decorrer do percurso, há nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti e Padre Cícero. O valor da passagem inteira é R$ 1; e a meia, R$ 0,50.

A Linha Sul, ligando as cidades de Fortaleza e Pacatuba, passa por 15 bairros. São eles: Centro, Benfica, Porangabuçu, Rodolfo Teófilo, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança e Aracapé; em Maracanaú, Alto Alegre, Acaracuzinho, Novo Maracanaú e Centro; e em Pacatuba, na Estação Vila das Flores. Recomeça também a operação assistida, que ocorre de 8h às 12h, de segunda à sexta.

População se adapta à nova realidade no metrô

15/01/2013 - Diário do Nordeste

Hoje se completam sete meses da inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que entrou em funcionamento com seus primeiros 15 quilômetros, de um percurso que compreende 24,1 quilômetros. Atualmente, a população utiliza 90% da obra de mobilidade, ou seja, exatos 22 quilômetros. Durante este tempo, muita coisa mudou no ir e vir daqueles que antes utilizavam o trem e, agora, andam de metrô.

O tempo é a principal delas. Antes, era escasso; agora, sobra. Pelo menos é o que tem acontecido na vida do auxiliar de produção Willame da Silva Lopes, 22 anos. "Moro no bairro Aracapé e, para qualquer lugar que eu pretendia ir, já sabia que levaria no mínimo 40 minutos. Mas, hoje, por exemplo, se eu e resolver ir para Parangaba, eu gasto somente dez minutos, o que antes chegava em meia hora".

Ele comenta que era criança quando ouviu falar que iriam construir um metrô em Fortaleza. "No meu imaginário de menino, aquilo tudo era muito moderno, tecnológico, e cheguei até a pensar que nunca ia sair. Como seria andar de metrô, alguém que só andava de trem? Achava algo surreal".

Porém, o tão esperado meio de transporte chegou, mesmo após 14 anos. E Willame relata que ficou surpreso com tanta rapidez no ir e vir, assim como a questão da segurança e conforto. "No trem, era tudo quebrado e calor. Hoje, faço uma viagem tranquila, claro que depende do horário, pois cedo é lotado".

Preocupação

Compartilha da mesma opinião do auxiliar de produção a representante de vendas Vera Castelo Branco, 42 anos. Entretanto, ela preocupa-se com a manutenção do metrô. "Por enquanto, tá tudo muito conservado por conta dos seguranças dentro das linhas, mas será que vai ser assim sempre?", indagou.

Outra questão a ser levantada por ela é em relação aos banheiros nas estações. "Eu trouxe minha filha e meu sobrinho para conhecerem o transporte, pois, para as crianças, isso é uma aventura. Foi bastante divertido, porém, sentiram vontade de urinar. Quando fui procurar, não havia nenhum banheiro", relata.

Sobre a questão, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) esclareceu, por meio de nota, que, em todo o mundo, as novas estações de metrô que são construídas não possuem banheiros abertos ao público. Isto porque foi constatado que estes espaços serviam mais à criminalidade do que ao seu propósito inicial. Já as estações de metrôs antigas possuem banheiros, porém privados e não coletivos/gratuitos.

Além disso, eles ressaltaram que o metrô é um local de passagem, como uma parada de ônibus, onde, no futuro, as pessoas não passarão mais de 15 minutos. O Metrofor salientou que nas estações da Linha Sul há banheiros para funcionários, que podem ser utilizados em casos de emergência por passageiros.

História

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

O metrô começou a ser construído em janeiro de 1999. Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica, chegando a 20 quilômetros.

Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza. Para que o percurso de 24,1 quilômetros seja finalizado, falta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. Ambas serão inauguradas até o início de março deste ano. No período que ficou em funcionamento, cerca de 580 mil pessoas usaram o equipamento.

Cariri

No Cariri, onde já ocorre a operação comercial, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram recolhidos para uma manutenção mais intensa. A via possui extensão de 13,6 quilômetros. No decorrer do percurso, há nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti e Padre Cícero. O valor da passagem inteira é R$ 1; e a meia, R$ 0,50.

A Linha Sul, ligando as cidades de Fortaleza e Pacatuba, passa por 15 bairros. São eles: Centro, Benfica, Porangabuçu, Rodolfo Teófilo, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança e Aracapé; em Maracanaú, Alto Alegre, Acaracuzinho, Novo Maracanaú e Centro; e em Pacatuba, na Estação Vila das Flores. Recomeça também a operação assistida, que ocorre de 8h às 12h, de segunda à sexta.

ENQUETE
O que mudou na sua vida?

"Antes, não via fiscalização dentro do trem. A minha vida melhorou bastante. Antes, levava 25 minutos para ir ao Centro, agora só são, no máximo, dez. Eu via muita marginalidade e tinha até medo"
Marileide Marques Cândido
Dona de casa

"Eu não andava muito de trem, mas, quando eu usava, demorava muito tempo. Afora que, antes, era muito difícil arranjar emprego. Algumas vizinhas minhas conseguiram emprego, devido ao tempo para ir ao trabalho"
Antonieta Rodrigues
Dona de casa



Fonte: Diário do Nordeste
Publicada em:: 15/01/2013

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Metrofor registra novo atraso nas obras da Linha Sul

09/01/2013 - Diário do Nordeste

Em 2012, a expectativa era de que a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), que liga Pacatuba ao Centro da Capital, ficasse totalmente pronta até dezembro. Porém, agora, esse prazo foi estendido até o fim de fevereiro ou inicio de março. Os dois meses de atraso são devido à demora da construtora responsável pela execução das obras das estações José de Alencar e Chico da Silva, no Centro.

De acordo com a assessoria de comunicação do Metrofor, as obras das duas estações que receberão os passageiros sofreram atrasos corriqueiros que são considerados normais. Além disso, o percurso dessa linha está sendo eletrificado. Por causa disso é necessário parar a obra para que não aconteça nenhum acidente. Esse foi mais um motivo para o atraso ser ainda maior.

Outro problema é que esse trabalho de eletrificação do percurso atrasou a manutenção preventiva, que está sendo realizado desde o último dia 24 quando a operação assistida foi paralisada nas estações que já estão devidamente prontas.

A assessoria acrescentou que a obra civil das duas construções já estão mais de 90% adiantadas. Dessa forma, a expectativa é de que tudo seja concluído até o inicio do mês de março. Essa também é a data em que o contrato com a construtora responsável pelas obras chegará ao fim.

Já as estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, nos bairros Montese e Porangabussu, respectivamente, serão inauguradas somente em 2014, pois, hoje, estão com apenas 20% da produção concluída. Os dois equipamentos não estavam previstos no projeto original e foram incluídos devido a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014 em Fortaleza.

Operação comercial

A operação comercial do metrô de Fortaleza deverá iniciar no meio do ano, informou a assessoria. Até agora, o órgão classifica a operação assistida como excelente. As pessoas quem moram ou trabalham próximo as obras da estação José de Alencar não acreditam que até março ela estará pronta para receber os passageiros. "Até agora estou achando essa construção muito lenta. Por isso, não acredito que ficará pronta tão rapidamente", disse o autônomo George Viana.

Para ele a inauguração do equipamento será um verdadeiro sonho realizado. "Faz tanto tempo que a gente houve falar nessas obras que nem acredita que vai ter o metrô tão perto de casa", comentou o autônomo.

Atualmente, a Linha Sul tem funcionado somente até a estação São Benedito, que fica entre a Avenida Tristão Gonçalves e a Rua Clarindo de Queiroz, inaugurada no dia 24 de outubro do ano passado. A Linha, que terá 20 estações, receberá total de 20 trens, que formarão dez composições de 80 metros, cada. O investimento do percurso total na está orçado em R$ 1,7 bilhão.

Estimativa

90% das obras das estações José Alencar e Chico da Silva, no Centro, já estão prontas, segundo o Metrofor. O trecho faz parte da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

Fonte: Diário do Nordeste/CE
Publicada em:: 09/01/2013