domingo, 30 de setembro de 2012

Metrofor: Trecho entre Benfica e Parangaba é inaugurado

30/09/2012 - O Povo

Ao som dos maiores sucessos do forró eletrônico dos últimos tempos, o governador do Ceará, Cid Gomes, chegou com atraso de uma hora à estação Parangaba para iniciar a primeira viagem da segunda etapa do Metrô de Fortaleza. Às 10h45min, o trem começou a viagem e passou pelas estações Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, com o veículo guiado pelo governador. Em cada uma delas, Cid Gomes foi recebido com a pompa de fogos de artifício e festa de pessoas que esperavam nas paradas.

A inauguração, que acontece após 13 anos de espera desde o início da construção do Metrofor, veio com a notícia de mais um adiamento. No lançamento do primeiro trecho, entre Pacatuba e Parangaba, no dia 15 de julho deste ano, a previsão de conclusão de toda a Linha Sul era até o dia 15 de outubro. No entanto, o Metrofor avisou que a população terá de esperar até o fim do ano pelo restante da linha. "As estações já estão prontas, falta apenas a parte elétrica do metrô", justifica o governador.

A Linha Sul nasce na estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e desemboca na estação Chico da Silva (na estação ferroviária João Felipe), no Centro. Com a inauguração, o percurso chega a 20 quilômetros, que devem ser percorridos em 33 minutos. Ao fim das obras, a linha deve deslizar por 24 quilômetros.

Logo após a primeira viagem, o metrô já passou a servir a população. Até o lançamento de toda a Linha Sul, o metrô funcionará em caráter experimental e, gratuitamente, vai atender à população entre 8 horas e meio-dia, de segunda a sexta. A previsão é de que, após ser concluída, a Linha Sul atenda a um público de 350 mil pessoas diariamente. Hoje, a linha atende cerca de quatro mil pessoas por dia.

Cid Gomes também informou que duas outras estações serão acrescentadas à Linha Sul: a estação Juscelino Kubitschek, no Montese, e a São Benedito, no Centro. O governador aproveitou a ocasião para reforçar a previsão de lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ramal Parangaba/Mucuripe, alvo de uma disputa política entre Governo e Prefeitura, por conta das desapropriações.

O trilho do VTL - que passa pelo Montese, Aeroporto, Vila União, Aerolândia, São João do Tauape, Via Expressa, entre outros bairros - está programado para maio de 2014, com a perspectiva de transportar mais de 100 mil passageiros por dia. O percurso previsto é de 13 quilômetros. "Dizem que os olhos do dono é que engordam o gado. Tenho acompanhado essa obra de perto, visitado cada estação", disse.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Segunda etapa da Linha Sul do metrô é inaugurado em Fortaleza

Segunda etapa da Linha Sul 28/09/2012 - G1

Trecho abrange estações de Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica. Testes nesse trecho serão feitos de setembro até o início de 2013.


Foto: Reprodução
O segundo trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza será inaugurado na manhã desta sexta-feira (28) na Estação Parangaba. Com a inauguração desse trecho, os Trens Unidades Elétricas (TUEs) irão iniciar a operação assistida, que consiste em testes operacionais com passageiros. O novo trecho abrange as estações de Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica.

Os testes nesse trecho serão feitos de setembro até o primeiro trimestre de 2013. Durante esse período, o metrô irá transportar passageiros entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Benfica, em Fortaleza, gratuitamente. Ao longo do trecho, 15 estações em três municípios serão atendidas pelo metrô: Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú.

Com a inauguração, a linha chega aos 20 km, os quais serão percorridos em 33 minutos. A operação assistida será realizada, de segunda a sexta, no intervalo de 8 as 12 horas. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste e será possível transportar entre 445 e 890 pessoas.

Primeira etapa

A primeira etapa do Metrô, que liga os trechos da Pacatuba ao bairro da Parangaba, inaugurada em junho deste ano, trabalha de segunda a sexta-feira com um percurso de 15 km, passando por 12 estações. Agora, estão sendo realizadas 26 viagens diárias. O projeto completo prevê mais oito estações e totalizará 24 km de extensão.

Já foram investidos R$ 1,7 bilhão. O Metrofor estima que 350 mil passageiros deverão ser transportados, diariamente, por meio da linha do sul do metrô de Fortaleza, que terá viagens regulares somente em 2013.

Estrutura

O Metrofor já recebeu dez trens de um total de 25 que o Governo do Estado adquiriu para atender cerca de 350 mil pessoas por dia. Os trens possuem 40 metros de comprimento, divididos em três carros de passageiros, os quais juntos chegam a capacidade de 445 passageiros, sendo 48 sentados.

Os trens podem ser conectados para ficarem com seis carros, dobrando a capacidade de transporte. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora.


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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Metrofor inaugura novo trecho da Linha Sul

26/09/2012 - Diário do Nordeste

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) chega à Estação do Benfica, nesta sexta-feira, quando acontecerá a viagem inaugural do trecho Parangaba-Benfica. São mais 5,2 quilômetros, perfazendo 20 Km, dos 24 Km, que é o total da extensão da linha que vai de Pacatuba ao Centro de Fortaleza.

Desde junho, o primeiro trecho da Linha Sul, que vai de Pacatuba a Parangaba, está em operação assistida. De acordo com o Metrofor, já foram recebidos mais de 200 mil passageiros.

Esta linha do metrô, que encontra-se, inclusive, em operação assistida (fase de testes com acompanhamento de 8h às 12h), desde junho último, compreende o trajeto entre a estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) até Parangaba. A partir de sexta-feira (28), integra-se mais o trecho Parangaba-Benfica.

Os trechos restantes que complementarão o percurso são os da Estação São Benedito (antiga Lagoinha), que ficará concluído até fim de outubro, e o da Estação Chico da Silva (Central), cuja previsão de conclusão é para o fim de dezembro deste ano.

Previsão

Depois da conclusão do trecho até a Estação do Benfica, só restarão mais quatro quilômetros até a Estação Chico da Silva. Então, até o fim de dezembro próximo, estaremos concluindo a Linha Sul, que ligará Pacatuba até o Centro da Capital cearense, destacou Fernando Mota, que responde pela assessoria da presidência do Metrofor.

Desde que foi inaugurado, o primeiro trecho da Linha Sul, de Pacatuba à Parangaba, já recebeu mais de 200 mil passageiros, segundo informa o Metrofor. O órgão acrescenta que a fase de testes de metrô dura seis meses e, dependendo da avaliação, é possível prorrogar. O que significa que, pelo menos até o fim de dezembro, o acesso ao metrô continuará sendo gratuito.

Trajeto

Ainda de acordo com o Metrofor, com a chegada à Estação São Benedito, os testes com a operação assistida seguirão de Pacatuba até o Centro. A Linha Sul, com 20 estações, irá receber um total de 20 trens, que formarão dez composições de 80 metros, cada. O investimento do percurso total na Linha Sul está orçado em R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais deverão ser realizadas no início de 2013.

Em projeto

A Linha Leste já está com seu projeto pronto. As máquinas estão sendo colocadas nos trechos para que se iniciem os trabalhos. Já a obra do Veículo Leve sobre o Trilho (VLT) de Parangaba - Mucuripe também foi iniciada e, até 2014,este ramal deverá ser concluído. A Linha Leste e o ramal Parangaba-Mucuripe serão de uma importância vital para a mobilidade urbana de Fortaleza. Como esta linha, que tem aproximadamente 13 quilômetros, será toda subterrânea, sua complexidade exigirá maior tempo de duração das obras. Enquanto o ramal Parangaba Mucuripe deverá ficar concluído até 2014, finalizou o assessor do Metrofor, Fernando Mota.


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domingo, 23 de setembro de 2012

Linha Sul deve ficar pronta em dezembro

21/09/2012 - O Povo - CE

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) não ficará pronta no próximo dia 15 de outubro, como havia prometido o governador Cid Gomes, no dia da inauguração do primeiro trecho, em junho último. Até esta data, só devem estar prontas as subestações de Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica. Já as estações da Linha Sul no Centro só devem ser entregues no fim de dezembro, segundo o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.

A linha tem 24 quilômetros de extensão e compreende o trecho que vai do município de Pacatuba ao Centro de Fortaleza. Até agora, 15,3 quilômetros estão em operação, em fase de testes. Inaugurado no último dia 15 de junho, esse trecho começa na estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e vai até a Parangaba.

Os outros 8,7 quilômetros da Linha Sul foram prometidos para o dia 15 de outubro pelo governador. Mas, segundo o presidente do Metrofor, "não há condições técnicas" para tanto. As seis estações que ligam Parangaba ao Centro serão liberadas por partes.

As subestações de Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica devem ser entregues ainda este mês. "É impossível cravar uma data certa. Essa é uma previsão baseada nas condições técnicas que temos", pondera. Ao fim do mês de outubro, é a vez de a subestação São Benedito ser entregue.

As duas estações restantes até o fim da linha - José de Alencar (antiga Lagoinha) e Chico da Silva (Central) - só ficarão prontas em dezembro. "Até o fim de dezembro, a previsão é de que o trecho até a estação Chico da Silva, no Centro, esteja pronto", diz Rômulo Fortes.

Avaliação - Desde que foi inaugurado, o primeiro trecho da Linha Sul, de Pacatuba à Parangaba, já recebeu 200 mil passageiros. É o que informa o Metrofor. "A fase de testes de metrô dura seis meses e, dependendo da avaliação, é possível prorrogar", afirma Rômulo Fortes. O que significa que, pelo menos até dezembro, o acesso ao metrô continua gratuito.

Apesar de liberado, o operador de empilhadeira Cleudimar Pereira, 37, ainda não se "arriscou" a andar de metrô. "Esperar acabar esses testes aí. Quando ele ficar pronto até o Centro, eu vou", garantiu.

O presidente do Metrofor avalia que, nesses três meses de testes, os três trens de unidade elétrica (TUEs) que percorrem o primeiro trecho da Linha Sul não têm sofrido depredações. Eles fazem 26 viagens por dia, no horário das 8h às 12 horas.

Fortes considera que o trecho passará por ajustes de rede aérea. "Vamos parametrizar melhor as estações. É para ter mais qualidade de energia e operar com tração máxima", afirma. Os TUEs hoje não passam de 60km/h. Outro ajuste que os testes indicaram é de acessibilidade. A distância entre o trem e a plataforma será reduzida em três subestações.

Entenda a notícia - As obras do Metrofor iniciaram em 1999 e enfrentaram, por uma década, problemas graves de corte de verbas por parte do Governo Federal e resistência dos bancos a financiamento. Obras foram retomadas, definitivamente, em 2009.

Serviço - Metrô de Fortaleza (Metrofor)

Site: www.metrofor.ce.gov.br

Saiba mais - O Metrofor ainda não tem informações sobre a integração tarifária entre a estação da Parangaba e o terminal de ônibus do bairro.

A operação comercial está prevista para o primeiro trimestre de 2013, mas ainda não há previsão sobre o valor da passagem. "Estamos em fase de modelagem da integração entre os modais", informa o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.

A segunda etapa do Metrofor é a Linha Leste, que já está em obras. A linha terá 12,4 quilômetros e, nela, serão investidos R$ 3,3 bilhões.

A Linha Leste partirá do Centro, passando pelo Papicu, até o bairro Água Fria. Deve ser finalizada em 2015.





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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Linha Leste do Metrofor está pronta para sair do papel

17/09/2012 - Ceará 2014

Desde 1999 o Fortalezense aguarda pelo Metrofor. Muito foi dito e praticamente nada foi feito neste tempo, até que em 2012 finalmente foi inaugurado um trecho da linha sul. Um dos trajetos do metrô de Fortaleza será a linha leste. Orçado em cerca de R$ 3,5 bilhões, seus 12,4 quilômetros serão totalmente subterrâneos e farão a ligação do Centro da cidade até o Forum Clóvis Beviláqua no bairro Edson Queiroz. A expectativa é que esta linha que possuirá 20 trens elétricos movimente 400 mil pessoas diariamente em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. 

Serão ao total doze estações por todo o trajeto, sendo que onze serão subterrâneas. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado. As obras acontecerão cerca de trinta metros abaixo do chão. 

Para o trabalho de construção de túneis o Governo do Ceará comprou 4 tuneladoras, a empresa norte-americana The Robbins Company foi a vencedora da licitação para fornecer os “tatuzões” do tipo Earth Pressure Balanced (EPB). O preço foi de R$ 128,2 milhões. A expectativa da Secretária da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) é que as primeiras duas máquinas cheguem até maio do ano que vem e, dois meses depois, entrem em operação. Cada tuneladora terá a capacidade de perfurar 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção. 

As doze estações do metrô serão as seguintes: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva. A previsão é para que um trecho da obra esteja disponivel até o final de 2014, e a conclusão só para 2016.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Obras do Metrofor: diretor confirma cronograma

04/09/2012 - O Povo

Segundo Rolando Justa, diretor geral da The Robbins Company, empresa que está fabricando as tuneladoras responsáveis por abrir os túneis do Metrofor, os prazos acordados com o governo serão atendidos

Visitas de inspeções e verificações, por parte da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e do Metrofor na The Robbins, e nos fornecedores, para acompanhamento do processo da fabricação das máquinas que vão fazer a linha de metrô em Fortaleza, os chamados tatuzões, já estão sendo agendadas. A informação é de Rolando Justa, diretor geral da Robbins América do Sul. De acordo com o executivo, o desenvolvimento da fabricação está correndo muito bem e nada indica possibilidade de atraso. “Este tipo de equipamento é fabricado sob encomenda e todo o processo de fabricação começa com o projeto detalhado do plano de fabricação que já foi apresentado. Vários subconjuntos já foram comprados e em fase de fabricação”, confirma.

As quatro tuneladoras (tatuzões) foram adquiridas por meio de licitação realizada em julho deste ano e custaram ao Governo do Estado pouco mais de R$ 128 milhões. O equipamento será utilizado para construção da segunda parte do Metrô de Fortaleza, depois de mais de uma década em andamento para a construção da primeira etapa. A expectativa é que ainda este ano as obras sejam concluídas. O primeiro trecho já está operando fica entre Maracanaú e Fortaleza. A segunda etapa terá uma linha saindo do Centro da cidade.

Após entregar as tuneladoras, a Robbins terá dois meses para montar os equipamentos nas duas frentes de serviços que serão iniciadas. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem em maio de 2013.

México
As máquinas que estão sendo adquiridas pelo governo do Ceará são consideradas as mais modernas no mercado atualmente. As tuneladoras funcionam no subterrâneo e o resultado é um menor impacto no dia a dia dos fortalezenses por conta das obras, que devem ser mais rápidas. Justa cita como exemplo a construção de um túnel na Cidade do México. Por lá, foi construído um túnel com várias estações intermediárias, que acrescenta mais tempo ao trabalho, mas ainda assim o avanço chegou a 135 metros por semana, com uma média de 400 metros por mês.

O executivo conta que, além dele próprio, o engenheiro Pablo Salazar, que esteve desenvolvendo o projeto na Cidade do México, também está envolvido na fabricação do equipamento da Linha Leste para Fortaleza.

Quanto

Entenda a notícia

A Linha Leste do Metrofor terá 12,4 km de extensão. Serão R$ 3,3 bilhões de investimentos previstos, sendo R$ 1 bilhão do Tesouro da União, R$ 1 bilhão de empréstimos federais e o restante de contrapartida do próprio Governo do Estado.

Saiba mais

O projeto prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Deve haver a integração com as linhas Oeste e Sul na Estação Central Chico da Silva.

A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto integrará ainda as Linhas Sul - parte já inaugurada pelo Estado, Oeste, que foi remodelada, e ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras. Além dos terminais de ônibus.