quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governador vistoria andamento das obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

26/01/2012 - Governo do Ceará

O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras

O governador Cid Gomes realizou na tarde desta quinta-feira (26) uma vistoria às obras subterrâneas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A visita foi acompanhada pelo presidente da Companhia Cearense dos Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e por técnicos. O roteiro foi iniciado da Estação Chico da Silva, seguiu pela Estação José de Alencar e continuou indo na direção da Parangaba.
 
Cid realizou a vistoria percorrendo a pé boa parte dos trechos e conferiu o avanço da Linha Sul.  Atualmente, 95% das obras civis dessa linha, que ligará o Centro de Fortaleza a Pacatuba já foram concluídos. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Essa foi mais uma grande obra em execução no Estado vistoriada por Cid Gomes nos últimos dias. as demais foram: Castelão, Porto do Pecém, Centro de Eventos, Aeroporto de Aracati  e obras de ampliação nas CEs.
 
Linha Sul
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que neste ano de 2012 sejam iniciados os testes com passageiros. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
 
Quatro trens já chegaram ao Ceará. Os demais, de um total de 16, vão chegar mês a mês Os trens fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé;

Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central;   Chico da Silva (antiga João Felipe).
 
O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
 
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da Capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a   mobilidade urbana.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mais dois chegaram ao Ceará ontem

10/01/2012 - Diário do Nordeste

Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque foi feito no Porto do Pecém

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza chegaram ao Ceará ontem. Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque foi feito no Porto do Pecém. Estas composições, assim como outras duas que já estão no Ceará, fazem parte do pacote de 20 trens pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Metrô de Fortaleza recebe mais dois trens nesta segunda.

06/01/2012 - Metrofor

Ao todo, o Governo do Estado comprou 20 trens para iniciar as operações do metrô de Fortaleza.

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza chegam ao Ceará no próximo dia 9. Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque será feito no Porto do Pecém. Estas composições, assim como outras duas que já estão no Ceará, fazem parte do pacote de 20 trens pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens serão testados no centro de manutenção do Metrofor em Pacatuba.
Os trens estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados no próprio Porto do Pecém. Para isso, uma equipe de técnicos italianos chega a partir do dia 9 deste mês. Segundo estimativa de Montini Silva Maranhão, gerente de material rodante da Diretoria de Implantação do Metrofor, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro. “Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba”, afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a chegada dos trens está dentro do cronograma de montagem e testes dos trens. Dessa forma, será possível iniciar os testes assistidos no início do segundo semestre de 2012. Os testes assistidos, segundo Fortes, é feito com transporte de pessoas, mas sem cobrança de passagem, em determinados horários.

Testes

Os dois trens elétricos que já estão no Ceará passam por testes na oficina do Metrofor, em Pacatuba. Um deles já passou por testes estáticos e está na fase de testes dinâmicos. O segundo terá os testes estáticos iniciados no final de janeiro.

De acordo com Montini Maranhão, os testes estáticos demoram cerca de 20 dias. Já os testes dinâmicos levam cerca de 30 dias. Mas, de acordo com o gerente de material rodante, esse tempo pode ser bem menor. “À medida que você vai fazendo os testes, você vai ganhando tempo porque os ajustes feitos nos trens em teste já são feitos nas composições que estão na montagem. Estes trens que estão chegando agora, por exemplo, já serão montados com os ajustes identificados nos testes dos primeiros”, afirma.

Os testes estáticos são realizados na própria oficina, enquanto o teste dinâmico é feito na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz.

06.01.12

Márcio Teles
Assessoria de imprensa
Metrofor

sábado, 7 de janeiro de 2012

Metrô de Fortaleza recebe mais dois trens nesta segunda

06/01/2012 - O Povo Online

Os trens, fabricados em alumínio, são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados

Dois trens unidades elétricas (TUEs) que vão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza serão desembarcados no Porto do Pecém na próxima segunda-feira, 9.

As composições de três carros de passageiros, assim como outras duas que já estão no Ceará, fazem parte do pacote de 20 trens da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens, fabricados em alumínio, são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. A velocidade máxima operacional de cada um será de 80 quilômetros por hora.

Os equipamentos estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados por uma equipe de técnicos italianos no próprio Porto do Pecém. Segundo estimativa de Montini Silva Maranhão, gerente de material rodante da Diretoria de Implantação do Metrofor, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro.

“Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba”, afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.