quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dois trens remodelados entram em operação na Linha Oeste


As duas composições têm quatro carros de passageiros, cada, e são climatizadas.


Dois trens remodelados entram em operação na Linha Oeste












Os trens reformados ganharam visual moderno, totalmente revestido em fibra de vidro reforçado; sistemas de climatização (ar condicionado)


Desde segunda-feira, 27, os usuários dos trens da Linha Oeste, que liga Caucaia a Fortaleza, estão tendo mais conforto em suas viagens. Duas composições, formadas por uma locomotiva e quatro carros, cada, entraram em operação após terem sido reformadas e modernizadas. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos está recuperando ao todo quatro locomotivas e 31 carros.   
As antigas composições ferroviárias da década de 1970 estão ganhando itens de conforto e segurança, encontrados hoje em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e metrôs de todo o mundo. Os trens já reformados ganharam visual moderno, totalmente revestidos em fibra de vidro reforçado e pintura automotiva; sistemas de climatização (ar condicionado) usados em veículos ferroviários de última geração.
Também foram colocados nas novas composições janelas em policarbonato, mais resistentes a atos de vandalismo; pisos em PVC/PRFV que apresentam uma resistência mecânica elevada; bancos com acentos individuais. Foram realizadas ainda melhorias na iluminação e portas que permitirão ao usuário um elevado grau de segurança, conforto e bem-estar, despertando no mesmo o sentimento de zelo e preservação.

domingo, 19 de setembro de 2010

Dois trens de um total de 20 já desembarcaram no Ceará e serão submetidos a uma série de testes.

Metrô de Fortaleza - 06/09/2010
 
De 25 de setembro a 5 de outubro, a população de Fortaleza vai poder conhecer de perto um dos trens que vai operar no Metrô. Um dos dois carros que desembarcaram no último dia 21 no Porto do Pecém vindos da Itália vai ficar exposto à visitação na Estação João Felipe, no Centro. Ao todo, o Governo do Estado comprou 20 trens - que formarão 10 composições de 80 metros - da empresa italiana Ansaldo Breda que vão operar no Metrô de Fortaleza.

Os trens estão sendo montados para serem submetidos a uma série de testes. Na primeira fase, uma equipe de técnicos italianos vai realizar testes estáticos para verificar, dentre outros itens, o acionamento dos motores, o sistema de frenagem e os demais sistemas elétricos e eletrônicos. Essa fase deve ser concluída até o dia 22 de setembro.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, explica que os testes dinâmicos terão início após a vinda de uma outra equipe de técnicos italianos. “Nesse intervalo, vamos colocar um dos trens em exposição na Estação João Felipe para que a população possa conhecer o equipamento”, explica.

Após a conclusão dos testes dinâmicos, será emitido o primeiro relatório de aceitação provisória e os trens passam para a responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Segundo Rômulo Fortes, no segundo semestre de 2011 deve então ter início a operação assistida do Metrô de Fortaleza, período em que o trem circula com passageiros, mas não é cobrado bilhete. Nessa etapa, são realizados ajustes dos equipamentos, preparação do pessoal operacional e adaptação da população ao novo sistema metroviário. O início da operação comercial está marcado para o fim de 2011.


Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)

Trens

Trens serão liberados.

18/09/2010 - Diário do Nordeste

Com o deferimento da licença de importação, os trens do Metrofor já poderão ser liberados pela Receita Federal

Retidos no pátio de cargas do Porto do Pecém, há cerca de um mês, desde o dia 21 de agosto, os dois primeiros trens elétricos (TEUs)adquiridos pelo governo do Estado do Ceará, para operar na linha Sul do Metrô de Fortaleza, já podem ser liberados.

O Departamento de Comércio Exterior (Decex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), deferiu ontem, a Licença de Importação (LI), que permitirá à Receita Federal fazer a internalização dos trens aos bens do Estado.

Para tanto, a direção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) deve apresentar a devida licença à Receita, já na próxima segunda-feira, a partir de quando os trens já poderão começar a ser montados.

A concessão da Licença de Importação pelo Decex foi feita após aprovação pelo advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, de parecer determinando a imediata liberação dos dois equipamentos ferroviários.

O parecer de nº 07/2010/SF/AGU, foi concedido pelo consultor da União, o advogado cearense, Oswaldo Othon de Pontes Saraiva Filho, que manifestou-se pela improcedência do ato do que exigia do Metrofor, o pagamento da Licença de Importação para liberar a carga.

Em seu parecer, a AGU considerou o art. 17 do Decreto-lei nº 37/1966, que determina que equipamentos e produtos importados, sem similar nacional, são isentos de impostos quando adquiridos por secretarias estaduais. Os trens do Metrô de Fortaleza foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

Próximo passo

O próximo passo, antecipa o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, será aguardar a vinda da equipe de técnicos da empresa italiana Ansaldo Breda - fabricante dos trens - ao Ceará, para fazer os primeiros testes estáticos nos equipamentos. Estes são apenas os primeiros trens, a serem montados.

http://diariodonordeste.globo.com/ma...?codigo=853250

domingo, 5 de setembro de 2010

Dois trens do Metrô chegam ao Porto do Pecém

24/08/2010 - Metrofor

Os dois trens fazem parte de um conjunto de 20 - que formarão 10 composições de 80 metros -, comprados da empresa italiana Ansaldo Breda
Os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) comprados da Itália, que vão compor a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, chegaram no último sábado (21) ao Terminal Portuário do Pecém. Os dois trens fazem parte de um conjunto de 20 - que formarão 10 composições de 80 metros -, comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

Os trens serão pré-montados no próprio Porto do Pecém. Um deles será então levado por via férrea do local até o Centro de Manutenção, na Pacatuba, onde será feita a montagem final e realizados os testes estáticos e o teste dinâmico na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz. O outro carro ficará exposto ao público na Estação João Felipe para que a população possa conhecer o modelo do trem que será usado no Metrô de Fortaleza.

O presidente da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos, Rômulo Fortes, explica que dentro do cronograma está previsto que os 18 trens italianos restantes vão chegar a partir de abril do próximo ano. "Assim, serão dois trens que chegarão todos os meses ao Pecém". No fim de 2011, a Linha Sul deve entrar em operação comercial.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br - 3101.7183)